Carregando...
COB

Conselho de Ética do COB anuncia mudança na presidência do colegiado

Conselheiro Guilherme Faria da Silva assume posto que era ocupado por Joanna Maranhão

Conselho de Ética do COB anuncia mudança na presidência do colegiado

O Conselho de Ética do COB (CECOB) tem a partir desta segunda-feira, 29, um novo presidente: o conselheiro Guilherme Faria da Silva. Ele assume no lugar de Joanna Maranhão.

Guilherme falou sobre a nova função e elogiou sua antecessora no cargo.

“Fico muito honrado ao assumir a Presidência do Conselho de Ética do COB. Espero poder conduzir com o mesmo brilhantismo daqueles que me antecederam. A conselheira Joanna foi e é um exemplo pela luta de um esporte mais ético e seguro em todas as esferas. Sigo agora com a premissa da continuidade e a missão de aprovar o novo Código de Ética do COB, o Regimento Interno deste Conselho, bem como a de completar o quadro do colegiado dos Conselheiros”, comentou Guilherme da Silva.

Joanna Maranhão também comentou a alternância, que está prevista no regimento interno do Conselho de Ética.

"Encerrado meu mandato na presidência do Conselho de Ética do COB (CECOB), sigo apoiando meus colegas do colegiado na missão de aproximação e alinhamento do CECOB com os membros da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil e às Comissões de Ética das Confederações do Movimento Olímpico. Seguimos baseando nossas ações nas melhores práticas aliadas à evidência e abordagem de trauma, a fim de tornar o movimento olímpico brasileiro mais seguro para todos", explicou.

O Conselho de Ética é o órgão encarregado de definir os parâmetros éticos esperados pelo COB e seus agentes, com base nos valores e princípios da Carta Olímpica e do Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática. Além disso, espera-se que o Conselho de Ética investigue e julgue denúncias levantadas em relação ao não cumprimento de tais princípios. Se necessário, seus integrantes podem sancionar ou propor sanções aos órgãos competentes.

Outras notícias + Lista completa