Carregando...
Time Brasil

Conheça o brasileiro que venceu o concurso de design das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024

Dante Akira Uwai, de 27 anos, foi o responsável pelo feito inédito, com a criação 'Um Futuro Brilhante'

Conheça o brasileiro que venceu o concurso de design das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024
Dante com o projeto vencedor em seu computador. Foto: Marina Ziehe/COB

Não é só o esporte que vem conquistando medalhas olímpicas para o Brasil. Dante Akira Uwai alcançou um feito inédito. Ele venceu o concurso de design de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024, algo nunca feito por um brasileiro antes. 

“Ter essa conquista foi muito importante para despertar na gente essa noção de que a gente consegue”, disse o arquiteto, de 27 anos. 

A competição convidou participantes de todo o mundo a desenhar a frente das medalhas que serão entregue aos atletas que subirem ao pódio em Gangwon 2024.


A criação de Dante, intitulada de "Um Futuro Brilhante", é uma interpretação geométrica do lema dos Jogos, “crescer juntos, brilhar para sempre”. 

Linhas verticais são usadas para transmitir a ideia de crescimento, enquanto elementos aleatórios criados por meio de recortes e mudanças de textura representam o grupo diverso de pessoas que participam dos Jogos. A variedade de formatos e formas retrata a diversidade e como todos podemos contribuir para a paz e a coexistência de maneiras diferentes. Os acabamentos polidos criam pequenas faíscas de luz, simbolizando o desejo de nos superarmos e fazermos mudanças positivas no mundo.

“Eu queria que a medalha fosse tratada como uma escultura, não como uma pintura. Os atletas querem encostar na medalha. Eles querem sentir que aquela vitória foi palpável”, disse.

Dante é ex-aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Essa vitória foi recebida com muito orgulho pelo corpo docente da faculdade.

“A proposta do Dante saiu do viés figurativo”, disse a sua ex-professora Marcia Urbano Trancoso. “A gente percebe nos pequenos detalhes essa preocupação que ele teve de ir na essência e expressar esse conceito olímpico. É uma grande alegria para todos nós”.

Por ter vencido o prêmio, Dante passará quatro dias em Gangwon, com acesso à cerimônia de abertura dos Jogos. Ele também receberá um conjunto das medalhas que desenhou, em ouro, prata e bronze. 

Medalha desenhada por Dante que venceu o concurso. Foto: Divulgação COI

Outras notícias + Lista completa