Carregando...
Santiago 2023

Com as 40 conquistadas em Santiago, Brasil alcança 143 vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024

Nove meses separam o ótimo desempenho em Santiago do desafio olímpico

Com as 40 conquistadas em Santiago, Brasil alcança 143 vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024
Miriam Jeske/COB

O principal objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos Jogos Pan-americanos foi alcançado. Em Santiago 2023, o Brasil conquistou 40 vagas olímpicas. Somando com as classificações ou índices anteriores, o país agora tem 143 garantidas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ao encerrar a participação histórica nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, com recorde de ouros e total de medalhas, o COB e os principais atletas do país têm menos de dez meses para o sprint final para Paris 2024. Mais do que nunca, Paris é logo ali.

“Agora entramos no período de gestação das próximas medalhas olímpicas, já que estamos a cerca de nove meses dos Jogos. O Pan foi uma ótima experiência, mas não revela o que nos espera em Paris, onde as dificuldades serão muito maiores, a começar pelo maior número de concorrentes. Ainda há tempo para evoluir em detalhes e dar o suporte que nossos principais atletas precisam para chegar aos Jogos Olímpicos preparados para o desafio”, disse Ney Wilson, diretor de Esportes do COB, lembrando das várias viagens precursoras feitas pela entidade à cidade sede. “Já temos tudo mapeado e planejado, como a base de apoio à delegação ao lado da Vila e a base da vela em Marselha. Agora entramos na fase da operação”, completou Ney.

As vagas conquistadas em Santiago foram: boxe (9), handebol feminino (14), hipismo adestramento (3), hipismo CCE (3), pentatlo moderno (1), tênis (1), natação (2 salvaguardas), tênis de mesa (2 - duplas mistas), vela (4 - 2 na 49erFX e 2 da Nacra 17) e tiro com arco (1 - Individual Feminino).

As marcas quebradas nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e o ciclo virtuoso do esporte olímpico brasileiro, com o empoderamento das mulheres atletas e o surgimento de novos talentos em potencial, são apenas alguns dos elementos que fizeram o Brasil realizar a melhor campanha da história no Chile. Mais que isso, o desempenho no Pan e o trabalho que vem sendo desenvolvido trazem a confiança de que a delegação nacional também vai mandar brasa nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Tivemos muitas modalidades de destaque em Santiago, mas o nível olímpico evidentemente é maior, a começar pelo maior número de países. Mas o ambiente é bem parecido, já que se trata de um evento multiesportivo. Então, foi ótimo esses jovens terem vivenciado os Jogos Pan-americanos. Todas as marcas, todas as vitórias e conquistas precisam ser valorizadas. Mas nós do COB nunca nos acomodamos. Temos que estar preparados para tudo o que vamos encontrar. Para isso vamos contar com toda a parte de ciências do esporte, equipe multidisciplinar, técnica e esportiva, para que nossos atletas consigam fazer os melhores resultados de suas vidas nos Jogos Olímpicos”, afirmou Sebastian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento do COB.

Outras notícias + Lista completa