COB realiza evento de formação para educadores de escolas públicas do Rio de Janeiro
Encontro aconteceu em celebração ao Dia Olímpico e reuniu cerca de 80 profissionais da Educação.
Professores de escolas públicas do Rio de Janeiro trocaram as salas de aulas por um dia para assumirem o papel de alunos. Em celebração ao Dia Olímpico, cerca de 80 profissionais estiveram no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta quinta-feira, 23, para o evento: Formação Transforma para Educadores. A iniciativa do programa da entidade que promove os Valores Olímpicos oferece capacitação e apoio para que as escolas estimulem novos comportamentos e métodos de ensino.
A programação começou com um bate-papo com a atleta olímpica Aída dos Santos, primeira mulher do Brasil a chegar a uma final em Jogos Olímpicos. O diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, participou da abertura do evento e agradeceu a presença dos educadores.
“Nesta data tão importante, o mundo todo se une para celebrar a fundação do Movimento Olímpico Moderno promovendo atividades esportivas, culturais e educacionais voltadas para todos. Tenho certeza de que o Brasil está festejando de uma maneira muito especial: reunindo educadores e alunos em torno dos Valores Olímpicos de amizade, excelência e respeito e promovendo a nossa história olímpica, que é tão rica e inspiradora”, disse o campeão olímpico de judô em Barcelona 1992, Rogério Sampaio.
“Espero que tenham gostado dessa troca. Apesar de relembrar a minha história ser um pouco triste, é sempre um prazer poder falar de tudo o que vivi no Japão", afirmou Aída, referindo-se aos Jogos de Tóquio 1964, quando terminou em 4º lugar no salto em altura.
Criado em 2018, o Transforma já impactou mais de 33 mil alunos e cerca de 10 mil professores ao longo dos últimos anos. Esses números tiveram aumento significativo principalmente devido à pandemia, quando as atividades precisaram ser realizadas de forma on-line. Carolina Araujo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB, aproveitou a oportunidade para fazer uma breve apresentação do programa para os educadores e lembrou que esta é a primeira vez que um evento do Transforma oferece atividades para alunos e professores no mesmo dia.
“É muito especial poder realizar esse evento, porque é como estivéssemos unindo o útil ao agradável. O Transforma tem um público amplo, visto que contemplamos alunos e professores. Como o Dia Olímpico vem sendo estimulado pelo Comitê Olímpico Internacional a também ser um evento para todos, decidimos realizar nesta data e torná-lo ainda mais especial. Com isso, temos a oportunidade de reforçar nossos objetivos, que são levar a temática olímpica para as escolas, integrar esporte à educação e contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, além de ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, pontuou Carolina.
A programação também contou com a palestra “Habilidades Socioemocionais e Valores Olímpicos”, do professor Rodrigo Rodrigues. O Embaixador do Programa Transforma abordou conhecimentos técnico/científico, práticas em salas de aulas e experiências.
“Este é um momento de formação continuada em que nosso objetivo é trazer o olhar dos Valores Olímpicos para a sala de aula e entender como isso pode gerar um ambiente de aprendizagem cada vez mais positivo. Quando exercemos a função de educador, assumimos também o papel de liderança na sociedade. Então, é importante buscar a excelência, trocar conhecimentos e experiências e essa é uma oportunidade para que todos nós saibamos que não estamos sozinhos na caminhada”, reforçou o professor Rodrigo.
No encerramento das atividades, os educadores visitaram as instalações do Centro de Treinamento do COB e conheceram de perto a estrutura oferecida aos atletas desde equipamentos, passando pela academia, sala de combate e Laboratório Olímpico.
Além da programação do Transforma para educadores, o COB também celebrou o Dia Olímpico com a presença de mais de 250 crianças de escolas municipais do Rio de Janeiro, que puderam conhecer a história dos Jogos Olímpicos, por meio de uma apresentação teatral, e participaram de experimentações esportivas de atletismo, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.