Carregando...
Antidoping

COB realiza ação de Educação e Prevenção ao Doping junto à seleção brasileira de escalada esportiva

Encontro realizado em Curitiba (PR) reuniu os principais nomes da modalidade no país

COB realiza ação de Educação e Prevenção ao Doping junto à seleção brasileira de escalada esportiva

Entender o funcionamento do sistema antidoping, conhecer a lista de substâncias proibidas e saber os riscos do uso de suplementos alimentares. Estes foram apenas alguns temas abordados em palestra ministrada pelo Doutor Christian Trajano, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB, à Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, nesta quinta-feira, 10, em Curitiba (PR).

“Reunimos jovens atletas e nomes consagrados da seleção brasileira de escalada esportiva e tivemos uma oportunidade inédita de apresentar a eles diversos assuntos relacionados à educação antidoping. A nova geração, por exemplo, nunca teve contato com o controle de doping, suas responsabilidades e direitos durante o teste”, explica Trajano.

Uma das principais propostas da atividade foi ilustrar o tema com situações reais, de modo que cada atleta estivesse ciente das consequências em caso de resultado adverso após a realização de um teste.

“O atleta deve ter consciência que ele é o único responsável por qualquer substância que entre em seu corpo, mesmo que de forma não intencional. O consumo inadvertido de uma substância proibida pode resultar em consequências desastrosas para sua carreira”, alertou Trajano.

A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB tem como missão organizar ações instrutivas que ajudem no combate ao uso de substâncias proibidas, alinhada com as diretrizes da Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), entidades responsáveis pela coordenação das operações antidoping no país.

A ação foi bastante elogiada pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).  "Foi muito importante essa palestra. Bacana o COB estar desenvolvendo bastante essa área de prevenção ao doping. Sempre prezamos pela educação. A seleção de escalada vem mudando e hoje temos um perfil muito jovem. Então, são muito importantes estas ações de prevenção. Somos um esporte recém-incluído no Programa Olímpico, então passamos de um patamar de esporte amador para profissional. Isso traz vários novos atributos e um deles, de suma importância, é o antidoping.  Com certeza, essa palestra do COB é um marco muito grande para gente nessa questão. A prevenção e a educação são os melhores caminhos para fazermos com que o esporte esteja limpo, ainda mais para um esporte recentemente introduzido no meio. Temos essa consciência de trazer Junto com o COB o jogo limpo o tempo todo", afirmou o coordenador de desenvolvimento esportivo da ABEE, Anderson Gouveia.



Outras notícias + Lista completa