Carregando...
COB

COB lança Seminário para Presidentes de Confederações com tema “Gestão de Alta Performance”

Ciclo de palestras irá até o final de dezembro e contempla temas como legislação esportiva, diplomacia na resolução de conflitos, governança corporativa e gestão de crises, dentre outros

COB lança Seminário para Presidentes de Confederações com tema “Gestão de Alta Performance”
Marina Ziehe/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta quarta-feira, 02/08, o Seminário de Presidentes – Gestão de Alta Performance, organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o braço educacional da entidade. O ciclo de palestras é uma oportunidade para as lideranças executivas poderem vivenciar discussões de alto nível, conduzidas por especialistas renomados no ambiente corporativo, que abordarão conteúdo atual e conectado à realidade do gestor de alta performance.

“Nos últimos anos, o COB imprimiu um modelo profissional de gestão na entidade, pautado nos mais modernos conceitos de administração e caracterizado pelo profissionalismo e pela qualidade das ações em sua área técnica e administrativa. O exercício da presidência de uma organização esportiva exige um conjunto de competências em diversas áreas, associado a um grande volume de compromissos e responsabilidades. Dessa forma, esperamos que o Seminário seja marcado por diálogos frutíferos, aprendizado mútuo e colaboração, sempre dentro do nosso compromisso de desenvolver o esporte brasileiro”, disse o Presidente Paulo Wanderley em seu discurso de abertura.

O lançamento do Seminário aconteceu com a abordagem do tema Legislação do Esporte Brasileiro, ministrado pelo Doutor em Direito Wladimyr Camargos, e com mediação jurídica do Diretor Jurídico do COB, Luciano Hostins. O programa educacional do Seminário terá duração de 20 horas divididas em dez temas de duas horas cada, realizados no período de agosto a dezembro de 2023.


“A ideia é espetacular. Todos nós que somos gestores de Confederações temos que estar constantemente aprendendo, nos atualizando. Essa iniciativa do COB só vai fazer com o que o esporte como um todo cresça porque todos nós iremos evoluir como gestores”, Radamés Lattari, Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol.

Os encontros ocorrerão no formato presencial, por ocasião de Reuniões de Trabalho ou Assembleias, e no formato on-line. Entre os temas abordados ao longo dos próximos quatro meses estão “Diplomacia na Resolução de Conflitos”, “Governança Corporativa e Desempenho das Confederações”, “Comportamentos e Atitudes que Referendam o Papel do(a) Presidente”, “Mecanismos de Gestão de Resultados e do Tempo”, “Gestão de Aspectos Emocionais no Desempenho da Liderança”, “Enfrentando Crises e Momentos de Instabilidade”, “Posicionamento Estratégico e Mercadológico de uma Confederação”, “Gestão de Conflitos no Ambiente Interno” e “Formas de Relacionamento com os Principais Stakeholders”.

“Os principais temas em termos de gestão estão sendo abordados e isso é fundamental para nós, gestores. O COB detém a liderança em diversos temas e está distribuindo de uma maneira muito inteligente. O Seminário vem ao encontro da necessidade do gestor estar sempre se mantendo atualizado. É uma iniciativa genial”, analisou Ricardo Machado, Presidente da Confederação Brasileira de Esgrima.


O IOB

Ao longo de 14 anos de história, o Instituto Olímpico Brasileiro já capacitou mais de vinte e nove mil profissionais de diversas modalidades esportivas, da iniciação ao alto rendimento, de todas as regiões do Brasil, em mais de 400 edições de cursos realizados. O IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento através de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, como este Seminário.

“Os números apontam para a evolução dos resultados de cada modalidade olímpica, que melhoram de acordo com o investimento feito em sua base (atletas, treinadores e gestores). Dessa forma, entendemos que conquistar medalhas depende, fundamentalmente, de pessoas. Por isso, valorizar e investir na educação para o esporte é fundamental”, completou Paulo Wanderley.

Reunião de trabalho

Na parte da tarde, foi realizada uma reunião de trabalho entre COB e Confederações. Eduardo Medeiros, coordenador-geral de gestão de instalações esportivas do Parque Olímpico da Barra, e Bruno Rodrigues, assessor de eventos do parque olímpico da Barra, fizeram uma apresentação sobre as oportunidades que o espaço oferece para Presidentes das Confederações.