Carregando...
COB

COB inicia oitava turma do núcleo de Transição de Carreira

Curso do IOB reúne atletas de alto rendimento que desejam se preparar de maneira mais adequada para o futuro fora das competições

COB inicia oitava turma do núcleo de Transição de Carreira

O planejamento é parte essencial da vida dos atletas de alto rendimento. Do início no esporte aos ciclos olímpicos, a organização e o preparo auxiliam e muito na conquista de títulos. E o planejar também é verbo importante quando o assunto é o futuro. Na última semana, nos dias 26 e 27, a oitava turma do Núcleo de Transição de Carreira do Programa Carreira do Atleta, do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), deu início a essa jornada. 

Devido à pandemia da COVID-19, o I Seminário do PCA, o primeiro encontro do curso, foi realizado no formato on-line. Os 10 alunos aprovados no processo de seleção assistiram à abertura do presidente do COB Paulo Wanderley e palestras do membro do COI e medalhista olímpico Bernard Rajzman, do coach Antônio Carlos Moreno e da consultora em desenvolvimento humano e orientação de carreira Janaina Ferreira Alves.  

“É uma satisfação fazer a abertura de um curso tão importante como esse. Parabéns a cada um de vocês pela decisão de participar, sei que chega um momento na carreira da gente que temos que pensar nos próximos passos. Vamos com tudo e vamos para frente!”, saudou o treinador campeão olímpico e Presidente do COB, Paulo Wanderlei.

Em busca de sua terceira participação olímpica, a judoca Maria Portela, que faz parte da turma deste ano, vê no curso uma chance de obter orientação para que sua transição de carreira seja tranquila. “Sempre me identifiquei como atleta e está chegando o momento que tenho que olhar com outros olhos para a vida, novos horizontes e isso gera um pouco de insegurança e instabilidade. A minha expectativa em relação ao curso é que eu saia mais direcionada, tenha uma meta mais clara e objetiva em relação aos meus futuros planos”, afirma a atleta que foi campeã Grand Slam de Tbilisi, na Georgia, em março e se prepara para o Mundial em Budapeste em junho.  

“O Programa de Carreira do Atleta dá oportunidade e ferramentas importantes que vão ajudá-los a pensar nessa nova trajetória que pode ser realizada a médio e longo prazo. O COB dá o suporte para que eles conquistem o mesmo sucesso que tiveram no esporte, no futuro ingresso no mercado de trabalho”, diz a atleta olímpica e gerente do IOB, Soraya Carvalho. 

Ao longo do curso, que tem duração de seis meses, os alunos serão orientados pelo coach e atleta olímpico de vôlei Antônio Carlos Moreno e dois coaches assistentes que auxiliam com os atendimentos dos alunos: o medalhista olímpico nos 4x100m Arnaldo de Oliveira Silva e o treinador de taekwondo Rodney Penna Saraiva.  

Talisca Reis, a taekwondista vice-campeã pan-americana em Lima 2019, está animada com o início dessa nova caminhada. “O COB oferecer esse curso é fundamental, nos ajuda muito! Ter uma instituição tão grande como essa nos auxiliando dá um pouco mais de segurança, de tranquilidade em relação ao futuro. Eu fico muito feliz de estar nesse grupo seleto e ter orientação de grandes profissionais para me ajudar nessa futura nova etapa da minha vida. Eu pretendo sair com um direcionamento para as minhas metas pós-carreira de atleta”, afirma a atleta que na semana que vem lutará no Pan da modalidade no México.  

Entre os medalhistas olímpicos e mundiais que já passaram pelo IOB estão Fabiana Alvim (vôlei), Emanuel Rego e Adriana Behar (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo moderno), Daiane dos Santos (ginástica artística), Maurren Maggi (atletismo), Nalbert Bitencourt (vôlei), Fabíola Molina (natação), Natalia Falavigna (taekwondo) e Sarah Menezes (judô). 

Conheça o Programa de Carreira do Atleta (PCA)  

O Programa de Carreira do Atleta oferece condições e ferramentas para o planejamento e a preparação dos atletas, desde a iniciação da carreira esportiva de alto rendimento até a fase de transição para o mercado de trabalho. 

O núcleo de transição proporciona promoção educacional e suporte na transição de carreira, com oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais, possibilidade de bolsas de estudos em diferentes áreas e processos de coaching focados no desenvolvimento global do atleta, de modo a potencializar suas oportunidades no mundo profissional.  


Outras notícias + Lista completa