Carregando...
COB

COB inicia 11ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva

Com a participação de ex-atletas, iniciativa terá como tema principal a construção de plano de negócios para entidades esportivas

COB inicia 11ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva
Heitor Villela/COB

Tem início nesta segunda-feira, dia 25, a 11ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE). Iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o curso de formação de gestores terá como tema central a construção de Planos de Negócios para as organizações esportivas. Entre os 47 participantes da nova turma estão os ex-atletas Adriana Aparecida da Silva (atletismo), Diogo Silva (taekwondo), Fernanda Nunes (remo), Joana Costa (atletismo), Rogério Romero (natação) e Valéria Oliveira (handebol), além de representantes de confederações, clubes e outras entidades. O IOB também destinou 25 vagas para ex-alunos do CAGE participarem de conteúdos específicos referentes ao tema central do curso.  

O primeiro dos oito módulos programados será realizado à distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em novembro, a turma se reunirá pela primeira vez de maneira virtual.   

“A 11ª edição do CAGE está focada no tema Plano de Negócios, com a finalidade de contribuir para que as organizações esportivas determinem seus objetivos, estratégias e ações, com o intuito de lidar com as mudanças que possam ocorrer no ambiente interno e externo, evitar riscos e planejar o futuro, contribuindo para o sucesso da organização”, afirmou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

O COB pretende atingir três grandes objetivos com a realização do CAGE: contribuir para que as organizações esportivas desenvolvam o seu modelo e plano de negócios, a fim de alcançar o crescimento e/ou a sustentabilidade de suas atividades com foco na proposição de valor para o público-alvo e os patrocinadores; fomentar a análise, o diálogo, a produção de conhecimento e o desenvolvimento de propostas de soluções concretas que contribuam para o aprimoramento da gestão nas organizações esportivas do país; incentivar o intercâmbio de informações, o espírito de colaboração e o desenvolvimento de uma rede de contatos profissionais entre os gestores esportivos.

O programa do CAGE visa promover a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes olímpicos no país. Entre as disciplinas abordados na programação estão: Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos.

O CAGE terá atividades teórico-práticas, dinâmicas, discussões em grupos, produção de estudos de casos e um trabalho de conclusão de curso. A ideia é que todas as ações realizadas ao longo do curso possam vir a ser transformadas em soluções concretas para as organizações que participam do curso.

Em 11 anos de existência, o CAGE já apoiou a capacitação de diversos ex-atletas, como as medalhistas olímpicas Adriana Behar (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo moderno) e Natália Falavigna (taekwondo). 
Outras notícias + Lista completa