Carregando...
Antidoping

COB incentiva participação de pais e atletas em webinar da Agência Internacional de Testes (ITA)

Iniciativa busca promover conhecimento das regras antidoping.

COB incentiva participação de pais e atletas em webinar da Agência Internacional de Testes (ITA)

O sucesso esportivo não está relacionado apenas ao esforço e talento dos atletas ou ao apoio de treinadores, preparadores físicos, médicos ou nutricionistas. Os pais e a família também exercem um papel fundamental neste processo. E isso passa também pelo conhecimento e compreensão das regras antidoping, além da capacidade de influenciar positivamente os valores e comportamentos de seus filhos, o que, por sua vez, pode impedir o doping.

Neste sentido, a Agência Internacional de Testes (ITA) irá promover, dia 31 de maio, um webinar voltado à educação e prevenção ao doping para pais de jovens atletas. Com o tema: Um Guia para o Esporte Limpo, a iniciativa gratuita reunirá especialistas internacionais no treinamento que terá tradução simultânea do inglês para espanhol e francês. 

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de sua área de Educação e Prevenção ao Doping, incentiva fortemente a participação no evento. As inscrições podem ser feitas até a data do evento, pelo site https://bit.ly/3a7twl3

Pesquisa da WADA Como membro da comunidade mundial antidoping, o COB também participou da Pesquisa de Percepção das Partes Interessadas da Agência Mundial Antidoping (WADA). O objetivo é contribuir para moldar o futuro da Agência e do sistema global antidoping para atletas de todo o mundo.

“O sistema mundial antidoping deve operar objetivando a manutenção de um ambiente esportivo livre de ameaças à sua integridade. A criação de mecanismos para que atletas se manifestem a respeito das ações empregadas na prevenção ao doping coloca os principais atores do teatro esportivo como mantenedores do sistema, auxiliando na elaboração das estratégias e atuando como guardiões das regras antidoping”, disse Christian Trajano, gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB.

Em julho de 2020, a WADA publicou seu Plano Estratégico 2020-2024, que lançou as bases para a atividade estratégica da WADA como uma agência que lidera uma missão colaborativa global para o esporte livre de doping. O Plano inclui seis prioridades que abordam os desafios identificados por meio de consulta às partes interessadas, como o COB, e inclui indicadores-chave de desempenho para medir o progresso.

“É uma mudança de paradigmas, alternar de um sistema de detecção e punição em que o atleta é a figura central e alvo das medidas de mitigação, para uma abordagem educativa e preventiva que tem o ambiente esportivo com objeto de proteção e o atleta como garantidor do cumprimento das regras, em igualdade com os demais atores do cenário esportivo”, concluiu Trajano.

Outras notícias + Lista completa