Carregando...
COB

COB homenageia medalhistas no Mundial de Ginástica Artística com novos painéis no Centro de Treinamento

Prata inédita da equipe feminina em Antuérpia, na Bélgica, além das conquistas das atletas Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, estão firmadas nas paredes da “Areninha”

COB homenageia medalhistas no Mundial de Ginástica Artística com novos painéis no Centro de Treinamento
Equipe feminina de Ginástica Artística. Foto: Marina Ziehe / COB

A história segue sendo escrita nas paredes do Centro de Treinamento da Ginástica Artística, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 29, foram inaugurados mais três painéis com homenagens à equipe feminina, que alcançou a prata inédita no Mundial de Antuérpia, na Bélgica, em outubro, além das conquistas das atletas Rebeca Andrade, com mais quatro medalhas, e Flávia Saraiva, bronze no solo nesta mesma competição.

Iniciativa criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2018, os painéis são uma forma de reconhecer e valorizar os atletas da modalidade que já conquistaram medalhas olímpicas ou em Campeonatos Mundiais. 

“Esta é uma justa homenagem que o COB faz para manter viva a lembrança dos feitos dos nossos atletas, porque a história vai ficar registrada. Acredito que é uma conquista na qual reflete o trabalho de toda a equipe e serve de exemplo para as próximas gerações”, disse o Presidente do COB, Paulo Wanderley. 

“Fico muito feliz de ter essa tradição de registrar a memória para que todos consigam ter acesso às conquistas da ginástica. Se pensar que em Tóquio não conseguimos a classificação por equipe, o que foi algo extremamente difícil, e a partir desse momento sentamos para reavaliar o que não funcionou, mostra que estamos no caminho certo. O COB, sempre muito presente, deu todo o suporte que a gente precisou, então ver esse painel ali no alto traz um filme na cabeça, porque não é só sobre essa geração, são muitas gerações que contribuíram para chegarmos aqui. Foi um sonho que se tornou realidade e espero que fique esse legado!”, afirmou Jade Barbosa, que falou em nome da equipe. 

Rebeca Andrade inaugura novo painel. Foto: Marina Ziehe / COB

As atletas Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Carolyne Pedro, assim como os técnicos Francisco Porath e Iryna Ilyashenko, inauguraram a placa da equipe feminina. Na sequência, Flávia Saraiva, bronze no solo, e Rebeca Andrade, ouro na prova do salto, prata no individual geral e no solo, além do bronze na trave, também inauguraram seus respectivos painéis.

“Não tem sensação melhor do que deixar o nosso legado na ginástica. Obviamente a gente sempre quer aumentar mais o número de medalhas e colocar mais resultados ali, mas hoje é um dia de comemoração. Não só de celebrar a minha foto, mas a da equipe também, pois sabemos o quanto lutamos. Valeu muito a pena!”, contou Flavinha. 

“Sinto-me muito orgulhosa e honrada com essa homenagem. Sabemos que para conquistar todas essas medalhas foi preciso muito trabalho. Tivemos momentos muito difíceis, mas também muito felizes. Então poder estar aqui com toda equipe e todas as pessoas que nos apoiaram desde o início faz toda a diferença. É a realização de um sonho!”, finalizou Rebeca Andrade.