Carregando...
COB

Centenário de participação do Brasil em Jogos Olímpicos ganha série de bilhetes comemorativos da Loteria Federal

Loterias CAIXA e COB lançam Série Especial Brasil 100 anos, à venda de setembro a dezembro nas lotéricas


Compartilhe
Centenário de participação do Brasil em Jogos Olímpicos ganha série de bilhetes comemorativos da Loteria Federal

A Loterias CAIXA e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançam hoje, dia 5 de agosto, bilhetes da Loteria Federal em homenagem ao centenário de participação do Brasil em Jogos Olímpicos. A Série Especial Brasil 100 anos vai estar à venda nas casas lotéricas de setembro a dezembro deste ano. A cada mês um modelo diferente será distribuído às loterias com logomarca da campanha e ilustrações que remetem à história brasileira. 

O primeiro bilhete da série traz o registro do desfile da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, em 1920. No segundo, a foto que ilustra a aposta é do atirador Guilherme Paraense, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro Jogos Olímpicos Antuérpia 1920, e faz parte do acervo da família Paraense.

+ Cem anos de Brasil nos Jogos Olímpicos: uma trajetória notável e de evolução constante

Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, a iniciativa consolida o apoio do banco ao esporte nacional. “Essa ação é um reconhecimento ao esporte brasileiro do legado de vitórias e conquistas em todos esses anos, e pelo papel importante que exerce na sociedade, transformando a vida de tantas pessoas. A CAIXA é parte desta história”, ressalta.

Serão impressos 400 mil bilhetes da Série Especial Brasil 100 anos para serem distribuídos pela Caixa Econômica Federal a lotéricas de todo o país. O valor prêmio principal é R$ 500 mil. 

“A homenagem das Loterias CAIXA aos 100 anos da primeira participação brasileira em uma edição dos Jogos é uma forma de promovera memória olímpica, a trajetória do esporte brasileiro e dos nossos grandes atletas, além de uma inspiração às gerações futuras. A área de Memória Olímpica do COB, um dos braços da diretoria de Comunicação e Marketing, tem a função não só de resgatar, mas também promover o Olimpismo através de valores como amizade, excelência e respeito. Com essa bela homenagem, as Loterias CAIXA mostram, mais uma vez, o perfeito alinhamento com nossos Valores”, diz Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB. 

A Loterias CAIXA é parceira do COB na promoção e divulgação das Loterias Federais para ampliar o fomento ao esporte e o suporte à preparação de modalidades e atletas do país. A série de bilhetes em homenagem ao centenário de participação do Brasil em olimpíadas integra o conjunto de ações para aumentar a arrecadação das loterias gerando mais recursos ao COB por meio dos repasses.

“O investimento da CAIXA através do repasse das Loterias, previsto em lei, é fundamental para sustentabilidade do sistema esportivo brasileiro. Todas ações e campanhas que promovam e estimulem a maior participação em apostas vão permitir aumentarmos as atividades e projetos para o desenvolvimento do esporte brasileiro, com benefícios diretos às Confederações e aos atletas, principais personagens  do Movimento Olímpico”,  destaca o presidente do COB, Paulo Wanderley.

+ COB realiza série de ações virtuais para comemorar cem anos de Brasil nos Jogos Olímpicos

O principal aporte do sistema esportivo brasileiro é oriundo das loterias. Conforme previsto na Lei 13.756, cerca de 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país é destinado ao COB, que repassa grande parte às Confederações. Só este ano, a previsão é de que a entidade aloque 84% da verba recebida das loterias diretamente no esporte. 

Desde a sanção da antiga Lei Agnelo/Piva, em 2001, o Brasil passou da 53ª posição para a atual 13ª colocação no ranking de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão. 

Os recursos recebidos pelo COB passam por etapas e processos que envolvem transparência e disponibilização de informações para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para a Controladoria Geral da União (CGU). O processo tem início com uma auditoria da CGU, que elabora um relatório conclusivo e o encaminha ao TCU para aprovação. Essa análise é efetuada permanentemente através da disponibilização de informações em plataforma extranet (Extranet-TCU), criada especificamente para esta finalidade.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais