Carregando...
Time Brasil

Campeonato Mundial de skate park começa nesta quinta em São Paulo

Após três dias de treinos oficiais, atletas estão preparados para o início das disputas do Open Qualifying para homens e mulheres. Entrada no Parque Cândido Portinari é gratuita


11/09/2019 18:50:00
Compartilhe
Campeonato Mundial de skate park começa nesta quinta em São Paulo
Pedro Vaz

A semana – dias 09, 10 e 11, últimas segunda, terça e quarta-feira - foi de preparação para os cerca de 160 skatistas que vão disputar o World Skate Park Skateboarding World Championship, competição mais importante do ano para a modalidade Park. A partir desta quinta, o clima em São Paulo, que chegou a ter sensação térmica de 40º, vai esquentar ainda mais com os melhores do mundo na pista. O evento, que conta também com uma variada programação cultural, acontece no Vans Skatepark, localizado no Parque Urbano Cândido Portinari, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, até domingo (15).

Pedro Barros, octacampeão mundial e vice-líder do ranking mundial, espera contar com o apoio da torcida para buscar o bicampeonato, já que foi o brasileiro que venceu o último Mundial disputado na China em 2018. 
“Os treinos já estão mostrando o nível de skate da galera. O campeonato está animal, clima está fervendo e a nossa expectativa é a melhor possível. Eu particularmente espero que essas arquibancadas estejam lotadas durante as competições para embalar ainda mais os skatistas. A torcida brasileira sempre é muito calorosa e isso nos estimula muito”.

Líder do ranking mundial masculino, o americano Heimana Reynolds está muito feliz pela oportunidade de estar novamente no Brasil para disputar o campeonato mundial. “Então, essa é a minha segunda vez no Brasil, eu estive aqui há alguns meses para o Vans Park Series nesse skatepark e eu me amarro nisso, estar no Brasil e andar em pistas diferentes. As pessoas também são muito legais aqui. Eu estou satisfeito de estar de volta, eu me diverti muito na primeira vez e eu estou amarradão por voltar”.

Se Heimana e Pedro já conhecem bem a pista, Shaun White, tricampeão olímpico de inverno no snowboarding, compete pela primeira vez no Brasil. Mas, o astro chegou a São Paulo uma semana antes para se preparar melhor. 
“Eu estou muito feliz de estar competindo aqui no Brasil. Estou em São Paulo treinando há uma semana e eu já amo esse skatepark. Ao contrário do snowboard, eu não criei nenhuma expectativa para esse evento. O meu plano é me jogar ao máximo e ver o que rola”.

Além de Pedro Barros, o Brasil estará representado por outros atletas da seleção como Yndiara Asp, atual sétima colocada no ranking internacional, Luizinho Francisco, Isadora Pacheco, Murilo Peres, Dora Varella, Hericles Fagundes, Victoria Bassi, Pedro Quintas e Letícia Gonçalves. 

O WS Park Skateboarding World Championship vale 80.000 pontos para os vencedores, a maior pontuação possível no ano de 2019, e encerra o calendário da primeira janela classificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio. E, ao fim da primeira janela, os atletas melhores ranqueados garantem vaga diretamente na semifinal dos eventos da segunda janela.

Para definir os atletas que estarão classificados para os Jogos de Tóquio serão contabilizados os dois melhores resultados da primeira janela olímpica (jan/2019 a set/19) e os quatro melhores resultados da segunda janela (set/2019 a maio/20). O Brasil disputa 12 vagas olímpicas, sendo três para cada modalidade (Park e Street), por gênero (masculino e feminino).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais