Carregando...
Time Brasil

Campeão brasileiro, Luan San aumenta expectativa pelo breaking em Paris 2024: 'Vamos chegar com um nível muito bom'

B-boy comemora crescimento do esporte e vê país em condições de conseguir bons resultados nos Jogos Olímpicos

Campeão brasileiro, Luan San aumenta expectativa pelo breaking em Paris 2024: 'Vamos chegar com um nível muito bom'
Luan San é um dos destaques do breaking do Brasil. Foto: Reprodução/Instagram

Luan San vem se consolidando nos últimos anos como um dos principais nomes do breaking nacional. E na última semana ele alcançou mais um objetivo que o coloca nesse patamar: o título Campeonato Brasileiro, o primeiro desportivo da modalidade no país. 

Uma conquista que, segundo ele, coroa o trabalho que vem realizando há muitos anos no cenário do breaking. 

"Importância do título é porque era pra ser isso mesmo, eu estava muito preparado, como fiz nos últimos anos. Meu foco é sempre esse. Me sinto como uma missão cumprida do processo que venho tendo há muito tempo", analisou. 

+ O COB está noTelegram! Clique aqui e se inscreva!
+ Canal Olímpico doBrasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial

Esse processo conta com feitos importantes para o breaking brasileiro, não só em conquistas, mas sendo também pioneiro em participações em competições importantes pelo mundo, como mundiais e eventos-teste para os Jogos Olímpicos. 

Luan com a medalha de campeão brasileiro. Foto: Reprodução/Instagram

E um de seus grandes objetivos agora é repetir esse tipo de marca, mas em uma competição ainda mais especial: Paris 2024. Ele se mostra confiante não só na classificação, mas também com a possibilidade de fazer um bom papel.

"A expectativa sempre aumenta, ainda mais com esse ouro no primeiro Brasileiro com o breaking estando nos Jogos Olímpicos. Mas eu já venho de um processo longo. Em 2019 eu fui o único brasileiro a representar o Brasil na China, em um teste para as Olimpíadas. O Brasil não tinha confederação ainda. Depois fui para a Suíça, para Paris, cheguei em quarto lugar no Mundial, fui o primeiro a estar no World Games...", disse.

"Já venho de um processo, com muito empenho, dedicação e foco. Quanto mais resultados eu tiver, mais aumenta minha expectativa pra 2024. Vou me preparar cada vez mais para representar nosso país", falou. 

E o torcedor brasileiro pode se preparar. Segundo Luan, há vários outros b-boys e b-girls em condições de representar o país nos Jogos Olímpicos.

"O nível do Brasil é ótimo. Meu grupo é o primeiro brasileiro a ter títulos internacionais. Ainda há outros que representam muito bem o país. A gente vai conseguir chegar lá com um nível muito bom, buscando nossa medalha. Pode ficar tranquilo que o Brasil está em boas mãos no breaking". 

Com a entrada nos Jogos Olímpicos programada para 2024, o breaking tem se tornado cada vez mais popular, ganhando admiradores e praticantes. Luan San comemora o crescimento e espera que isso seja constante na modalidade. 

"Quero que ele cresça cada vez mais. Desde que comecei a dançar, o crescimento é muito grande. Agora, estando nos Jogos Olímpicos, está criando um impacto nas pessoas. Muitos estão ansiosos pela chegada. O breaking está muito estruturado, vamos chegar muito fortes em Paris. Tomara que aumente o número de pessoas querendo representar depois de 2024. Queremos que as pessoas conheçam cada vez mais o breaking. Só vejo crescimento pro futuro, tanto no modo cultural como no modo olímpico. Isso vai ser muito bom, inclusive na parte financeira", completou. 

Luan em visita ao Centro de Treinamento do Time Brasil. Foto: Reprodução/Instagram

Outras notícias + Lista completa