Carregando...
Time Brasil

Atletismo ganha Centro de Treinamento de alto nível em Cascavel, no Paraná

A instalação é importante para a revelação de novos talentos e para o aperfeiçoamento dos competidores de alto rendimento

Atletismo ganha Centro de Treinamento de alto nível em Cascavel, no Paraná
Divulgação CBAt

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) da cidade de Cascavel, no Paraná, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (4/2) e passará a ser mais uma instalação muito importante para a revelação de novos atletas e para o aperfeiçoamento dos competidores em alto nível. A instalação esportiva é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e da Prefeitura Municipal de Cascavel.

O novo espaço é fruto de um investimento total de R$ 21.392.968,10, sendo 70% do montante proveniente do Governo Federal e 30% do Governo do Estado. O Centro de Treinamento tem uma área construída de 8.000 m² em terreno de 86.211,69 m², contendo alojamentos, arquibancadas, pista coberta de aquecimento, área de fisioterapia e pista ao ar livre de padrão internacional, regido pelas normas da World Athletics.

"É uma coisa fantástica ter um complexo esportivo, um centro de treinamento como esse, uma área muito grande equipada da melhor forma possível, onde terá iniciação, trabalho de inclusão social e o alto rendimento. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foram superamáveis com todos e mostram-se dispostos a apoiar o esporte e o atletismo como ferramenta de formação dos jovens brasileiros", disse Warlindo Carneiro, que tem na agenda novo encontro com o presidente da Caixa, acompanhado do secretário de Esportes Marcelo Magalhães e do Secretário Nacional de Alto Rendimento Bruno Souza. 

Atletismo terá dois training camps feitos em parceria com o COB

De acordo com o superintendente Estadual do Esporte, Helio Wirbiski, “o espaço visa o desenvolvimento do atletismo no Estado, com um cronograma de atividades que atendam ações de rendimento, iniciação e formação esportiva, e a realização de competições estaduais, nacionais e internacionais”. Ele disse ainda que projetos de atividade física e de saúde darão acesso à comunidade em geral.

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo começou a ser idealizado em 2002 e a construção foi iniciada em 2015, com o objetivo de servir de apoio para os atletas que participariam dos Jogos Rio-2016. 

Com a inauguração, a expectativa é de que um projeto para a formação de novos atletas comece em março. A iniciativa será realizada em contraturno escolar e atenderá, a princípio, 140 alunos de escolas públicas, com idades entre 7 e 12 anos.

De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Atletismo, Ubiratan Martins Júnior, as equipes da modalidade da cidade e da região deverão treinar no centro. “Acredito que a Federação poderá realizar entre cinco e seis eventos no local, que deve abrigar também competições municipais”, lembrou.

Os custos de manutenção do espaço serão bancados pelo Governo do Paraná e a gestão será compartilhada com a Prefeitura de Cascavel.

As arquibancadas comportam até 900 pessoas, com espaço para pessoas com necessidades especiais. Há área de bilheteria, lanchonete, vestiário e sanitários. O local também conta com uma clínica de alto padrão, que deve abrigar especialistas de várias áreas, como fisioterapeutas e biomédicos, além de alojamento, com 38 quartos.

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, participou da inauguração da instalação esportiva na manhã desta quinta-feira, no Paraná. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos medalhistas olímpicos Maurren Maggi e André Domingos.


Fonte: CBAt


Outras notícias + Lista completa