Carregando...
Antidoping

Aplicativo desenvolvido pelo COB e ANFARMAG pode ajudar atletas na prevenção ao doping

Ferramenta terá a capacidade de verificar se o medicamento ou a formulação prescrita contém substâncias proibidas


29/03/2019 18:15:00
Compartilhe
Aplicativo desenvolvido pelo COB e ANFARMAG pode ajudar atletas na prevenção ao doping

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu na tarde de quinta-feira, dia 28, representantes da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), entidade que regulamenta o setor de farmácias de manipulação no Brasil. A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB colocou em pauta o crescente problema de contaminação de suplementos e formulações, com substâncias proibidas para o esporte. O desenvolvimento de um aplicativo para verificar possível presença destas substâncias proibidas promete ser um grande aliado dos atletas brasileiros no futuro.

“Teremos o suporte técnico-científico e o poder regulador da ANFARMAG no desenvolvimento de um aplicativo para que o atleta e o farmacêutico possam verificar se a fórmula contém substâncias proibidas ou, ainda, se algum dos componentes da fórmula tem estrutura química ou ação semelhante a uma substância proibida”, declarou Christian Trajano, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping. 

Diretor Geral do COB, Rogério Sampaio reforçou a importância da parceria entre as duas entidades, e que a ANFARMAG agrega conhecimento ao projeto, sendo mais um aliado no processo por um esporte mais ético e mais limpo. 

“Nosso objetivo é trazer mais segurança aos atletas no momento em que eles forem consumir qualquer produto manipulado, tendo a confiança que realmente não haja uma contaminação do material. E, caso haja contaminação, que ele (atleta) tenha segurança para afirmar que não houve intenção na utilização de qualquer substância proibida”, ressaltou Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô nos Jogos Barcelona 1992.

Os casos de doping em que o atleta comprova a contaminação de suplementos vem crescendo. O atleta é levado a julgamento e pode ser suspenso por doping, causando grande prejuízo à sua carreira. “A aproximação das duas entidades possibilitará a implementação de novas diretrizes para a manipulação de formulações farmacêuticas para o atleta brasileiro”, encerrou Christian Trajano. 

COB e CBJ preparam calendário de ações de Educação e Prevenção ao Doping

Em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o COB vem preparando um calendário para as ações de Educação e Prevenção ao Doping. No dia 27, na sede do COB, os representantes da área se reuniram com Amadeu Moura, supervisor de alto rendimento da CBJ. O objetivo era entender às necessidades da entidade, alinhando às características da modalidade.

"As modalidades têm peculiaridades que as diferenciam, mesmo quando o assunto é educar para prevenir o doping no esporte. O professor Amadeu nos trouxe a realidade do judô para que pudéssemos personalizar nossas ações, garantindo maior aproximação com os atletas", disse Christian Trajano. 

O Comitê Olímpico do Brasil e a Universidade Estácio de Sá desenvolvem, em parceria, uma plataforma de ensino à distância, que, associada a estas intervenções presenciais, ampliará o alcance do Programa de Educação e Prevenção ao Doping.

"Os atletas estão no centro de nossa atenção. Sua proteção é o que nos move, e, para isso, envolveremos seu entorno. Desde o “Sensei” (professor) da academia de judô ao dirigente da Confederação, todos serão alcançados pelo Programa de Educação!”, complementa Trajano. 

Supervisor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô, Amadeu Moura ressaltou a importância da parceria entre COB e CBJ.

"A CBJ vê uma grande necessidade de unirmos forças nessa luta contra o doping. Para nós é muito importante essa troca de experiências, com objetivo de auxiliar cada vez mais os atletas, tantos jovens quanto adultos nessa questão. Foi uma reunião muito produtiva e tenho certeza de que estamos no caminho certo para criar essa cultura de educação e prevenção", encerrou Amadeu Moura.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais