Carregando...
Time Brasil

Agenda Time Brasil: disputa de vagas olímpicas na esgrima e no tiro esportivo movimentam o fim de semana

Seleções femininas de rugby sevens e futebol feminino também entram em campo; Canal Olímpico do Brasil transmite o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16

Agenda Time Brasil: disputa de vagas olímpicas na esgrima e no tiro esportivo movimentam o fim de semana
Miriam Jeske/COB

Alguns dos principais atletas do Time Brasil estarão em ação no próximo final de semana em competições espalhadas pelo mundo. As seleções brasileiras femininas de rugby sevens e futebol, além das principais duplas do vôlei de praia estarão em ação. Já atletas de esgrima e tiro esportivo estarão em busca de vagas nos próximos Jogos Olímpicos. Já o Canal Olímpico do Brasil transmite o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16. Confira abaixo os principais eventos com brasileiros neste sábado, 06, e domingo, 07.

Campeonato das Américas de Carabina e Pistola

Emerson Duarte e Vladimir Silveira, na Pistola de Tiro Rápido, e Cássio Rippel e Geovana Meyer, na Carabina de ar, disputam o Campeonato das Américas de Carabina e Pistola, que serve como classificatório olímpico do tiro esportivo para Paris 2024.

Há uma vaga em jogo em cada prova da competição. O Brasil conquistou uma vaga olímpica por essa competição, com Geovana Meyer, na carabina três posições 50m. Assim, o país tem três cotas garantidas em Paris-2024: pistola de ar 10m masculina, skeet feminino e carabina três posições 50m feminino.

Os brasileiros ainda terão uma última oportunidade de obter a vaga, através do Pré-Olímpico Mundial, que começará em 11 de abril, no Rio de Janeiro.

Pré-Olímpico das Américas de Esgrima

O Brasil terá quatro esgrimistas em ação este final de semana na Costa Rica para a disputa do Pré-Olímpicos das Américas de esgrima. Alexandre Camargo (espada masculina), Mariana Pistoia (florete feminino) e Henrique Garrigós (sabre masculino) no sábado, 06, e Karina Trois (sabre feminino), no domingo, 07, entram em ação em San José, capital do país centro-americano.

É a última chance do Brasil conquistar mais vagas na esgrima. Apenas o campeão leva a vaga nominal para os Jogos Olímpicos. Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen se encontram na zona de classificação Olímpica pelo ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e por isso não participam do torneio.

Etapa de Hong Kong da Série Mundial de Rugby Sevens

A seleção feminina de Rugby Sevens, conhecida como as Yaras, volta a jogar, neste sábado, 06, diante da Grã-Bretanha ainda pela fase de grupos da competição. A partida define a terceira colocação do Grupo A e, provavelmente, a classificação para as quartas de final do Circuito Mundial de Hong Kong. As brasileiras foram derrotadas pela França e pela Nova Zelândia nesta sexta.

Esta é a penúltima etapa de temporada antes da definição das finalistas do Circuito. As sete primeiras etapas definem a classificação dos oito times que disputarão a fase final em Madrid. Além disso, as quatro últimas seleções jogarão contra as 4 melhores da segunda divisão pela permanência na elite mundial. O Brasil se encontra na 9ª posição da tabela geral – atrás da Grã-Bretanha (8ª).


Foto: Nayra Halm / Staff Images Woman / CBF

She Believes Cup de Futebol Feminino

A Seleção Brasileira estreia na SheBelieves Cup 2024 neste sábado, 06, contra o Canadá, às 16h30 (horário de Brasília), em busca de uma vaga na final. No mesmo dia, às 13h30, Estados Unidos e Japão se enfrentam na outra semifinal. O técnico Arthur Elias vai usar os próximos confrontos como mais um teste para os Jogos Olímpicos, mas busca o título inédito na competição internacional.

No dia 9 de abril, as duas equipes vencedoras dos duelos avançam para a decisão, enquanto as seleções derrotadas disputam o terceiro lugar. Os horários das partidas ainda não foram definidos.

Etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia irá reunir algumas das principais duplas do país em Saquarema (RJ) neste final de semana. No feminino, as duas duplas brasileiras mais bem colocados na corrida olímpica, Duda/Ana Patrícia, que já garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos de Paris 2024, e Bárbara Seixas/Carol Solberg confirmaram presença.

No masculino, Evandro/Arthur Lanci, segunda melhor dupla brasileira no ranking olímpico, vai em busca do título. Outros nomes de destaque são os atuais campeões brasileiros Arthur e Adrielson e atletas com títulos mundiais na categoria de base como Vic, Tainá e Andressa.

Nesta temporada, a competição manteve a divisão em duas partes: Top 16 e Aberto. No Top 16 estão os principais atletas nacionais, no topo do ranking brasileiro. Eles se dividem em quatro grupos com quatro times em cada. A melhor parceria em cada grupo se garante direto nas quartas de final, enquanto os que ficarem em segundo e em terceiro disputam uma fase eliminatória anterior. A disputa começa na sexta-feira (05.04) e vai até domingo (07.04). A dupla campeã leva 1600 pontos no ranking da temporada.

CBS Sub-16 masculino de Vôlei

A Divisão Especial sub-16 masculina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) está sendo realizado em Maringá (PR). Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraíba disputam o título. Os três últimos colocados caem para a Primeira Divisão em 2025. O Canal Olímpico do Brasil transmite as semifinais no sábado, a partir das 14h30, e a final no domingo, a partir das 15h.

Outras notícias + Lista completa