Sob comando de treinadora medalhista olímpica, Barbara e Carol chegam à final
Atletas treinam com Letícia Pessoa, que comandou parcerias que ganharam 3 pratas; Brasil disputa ouro neste sábado

A semifinal do vôlei de praia termina: vitória tranquila de Bárbara Seixas e Carol Solberg, que se classificam para buscar o ouro nos Jogos Sul-americanos, em uma campanha invicta.
Hora de apenas comemorar? Não para Letícia Pessoa. Ainda na beira da quadra, ela chama Barbara para uma conversa longa.
“Estava me dando bronca”, conta a jogadora.
Esse é o estilo de uma das treinadoras mais consagradas do vôlei de praia brasileiro. Ela já trabalhava com Bárbara quando Carol encerrou sua parceria anterior e procurava uma nova companheira. Ao conhecer o projeto das duas, Carol decidiu aceitar a proposta.
“Era Natal de 2020. Foi um presente”, lembra Letícia.
A treinadora, mais uma vez em sua longeva carreira, viu-se na missão de formar uma nova parceria.
Leticia Pessoa começou no vôlei de praia nos anos 1990. Em 1994 comandou Isabel Salgado e Roseli, primeira dupla brasileira a vencer uma etapa do Circuito Mundial.
Em Jogos Olímpicos, a treinadora soma três medalhas de prata: duas com Adriana Behar e Shelda (Sydney 2000 e Atenas 2004) e uma com Alison e Emanuel (Londres 2012).
“Estamos no processo de amadurecimento dos fundamentos, da mente e da parte física”, explica.
Letícia conta que a dupla estreou nas competições colecionando resultados frustrantes.
“A gente estava jogando mal no começo. Mas o mais legal é que é uma dupla pé no chão e muito resiliente. A gente entrou no Circuito Mundial ainda em processo de amadurecimento, e elas entenderam isso. Já são duas mulheres experientes, aqui todo mundo sabe o que quer”, diz.
“A Carol, por exemplo, tem dois filhos. Eu sei como é difícil para ela estar aqui. Mas ela nunca deixou de fazer nada, de treinar, de jogar. E mesmo sendo muito diferentes, Carol é mais espontânea, Barbara pensa para agir, elas se dão muito bem e se apoiam muito. Isso é muito legal”, afirma.
A dupla agora ocupa a primeira colocação do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e sonha em conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Uma vez dentro, o objetivo é o pódio.
Os Jogos Sul-americanos são um passo desse caminho, que elas estão dando com eficiência. Na semifinal, derrotaram Vorpah e Rivas, do Chile, por 2 a 0 (21/17 e 21/11).
A decisão da medalha de ouro será às 12h deste sábado, 15, contra as paraguaias Poletti e Ovelar.
MASCULINO BUSCA O BRONZE
A dupla masculina do Brasil Arthur e Adrielson não conseguiu classificação para a final. Contra os irmãos Capogrosso, da Argentina, os brasileiros perderam por 2 a 1 (16/21, 21/13 e 15/9 ).
A disputa do bronze acontecerá também neste sábado, às 10h.
Os dois jogos das duplas nacionais terão transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil.