Seleção de Judô treina no interor de São Paulo com foco no World Masters de Doha, em janeiro
A preparação será entre os dias 07 a 17 de dezembro para uma das competições mais importantes do Circuito IJF

Após a vencer o Pan Americano de judô em Guadalajara, México, e trazer 15 medalhas na bagagem em novembro, os atletas agora se preparam para o ano olímpico. A equipe voltou a se concentrar em Pindamonhangaba, São Paulo, para um período de dez dias de treinos visando à disputa do World Masters de Doha, confirmado para janeiro de 2021. A competição é a segunda na hierarquia de pontos do Circuito Mundial IJF, ficando atrás apenas do Campeonato Mundial. Em jogo, 1800 pontos que podem fazer grande diferença na corrida olímpica para Tóquio.
Os primeiros a chegar em Pinda foram os judocas da equipe masculina, que se apresentaram na última segunda-feira, 07. A seleção feminina se apresentou um pouco depois, no dia 10. Ambas equipes ficarão concentradas no Hotel Colonial Plaza até a próxima quinta-feira, 17.
O “cardápio” da concentração, que reúne cerca de 60 atletas, entre judocas das equipes Sub-18, Sub-21, Sênior e Transição, inclui, além dos treinos de judô e físico, homenagens e atividades específicas, como um seminário de arbitragem.
Para isso, a Confederação Brasileira de Judô convidou o árbitro mexicano Everardo Garcia, um dos principais do Circuito Mundial IJF, e o coordenador nacional de arbitragem do Brasil, Edison Minakawa. É a primeira vez que um árbitro estrangeiro participa de um treinamento da seleção brasileira.
Além disso, a programação conta ainda com palestras sobre “Saúde da Mulher no Esporte”, “Assédio e Abuso”; “Nutrição Esportiva”, "Preparação Física", “Análise de Desempenho”, entre outras, ministradas pelos profissionais da equipe multidisciplinar da seleção.
Nesta terça-feira, 15, a equipe feminina receberá a ilustre visita da Sensei Soraia André, pioneira do judô feminino brasileiro, e o dojô receberá cinco ex-atletas medalhistas olímpicos que serão promovidos a Kôdansha dentro dos novos critérios estabelecidos pela CBJ.
Fonte: CBJ