Retrospectiva 2023: redes sociais do COB registram crescimento expressivo e lideram ranking entre comitês olímpicos nacionais
Canal do Time Brasil no YouTube se destaca com cobertura histórica dos Jogos Pan-americanos

O Comitê Olímpico do Brasil encerra o ano comemorando o grande sucesso em 2023 em diversas áreas. Além do excelente desempenho esportivo, com a melhor campanha da história em Jogos Pan-americanos e 20 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais, o COB brilhou também nas redes sociais.
Entre novembro de 2022 e novembro de 2023, as páginas do Time Brasil registraram crescimento absoluto de 500 mil seguidores, passando de 5,1 milhões para 5,6 milhões, somando YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. O maior número registrado foi em outubro deste ano, graças à cobertura especial de Santiago 2023. Durante o período, os perfis do COB lideraram o ranking de crescimento absoluto entre comitês olímpicos nacionais. Foram, no total, 223,1 mil novos seguidores em todas as redes. O Chile, país-sede dos Jogos Pan-americanos, veio em segundo lugar, com 53,3 mil, enquanto os Estados Unidos ficaram na terceira colocação, com 13,7 mil. O Brasil liderou também em número de posts (1,5 mil), engajamento total (8,1 milhões) e total de visualizações de vídeos (36,8 milhões), segundo levantamento da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), através do Digital Accelerator Program.
O YouTube do Time Brasil realizou uma transmissão histórica dos Jogos Pan-americanos ao vivo em cinco canais, exibindo todas as disputas com atletas brasileiros. O canal contou com apresentadores e repórteres especiais, como Álvaro José, Fernando Nardini e a campeã olímpica Fe Garay. Durante o período, a página registrou crescimento de 116 mil novos seguidores, chegando a 256 mil e ultrapassando o perfil do Team USA, do comitê olímpico dos Estados Unidos, se tornando o maior canal entre os de comitês. Em novembro de 2022, a página do COB contava com 54,1 mil inscritos.
Outro número relevante foi observado no Instagram. O @TimeBrasil alcançou a marca de 1 milhão de seguidores no início de outubro, fechando novembro com mais de 1,1 milhão. O pico, novamente em outubro, foi de 95,1 mil novos inscritos.
Facebook e Twitter também registraram maior crescimento no mês dos Jogos Pan-americanos, com 14,3 mil e 7,8 mil respectivamente. No TikTok, a página do Comitê Olímpico do Brasil ganhou 100 mil seguidores no período de um ano, passando de 1,2 milhão para 1,3 milhão.
Em 2024, a expectativa é de novo crescimento recorde. Com a realização dos Jogos Olímpicos em Paris, o Comitê Olímpico do Brasil já se prepara para mais uma cobertura in loco, levando ainda mais conteúdo do Time Brasil diretamente da França para a torcida através das redes sociais.