Logo
Time Brasil

Resultados Time Brasil: título mundial no ciclismo MTB e bronze no Mundial de tiro com arco são destaque

Marcus D’Almeida também garantiu a vaga do Brasil na modalidade em Paris 2024; prata no Masters de Judô e na Copa do Mundo de Ginástica Trampolim também marcam o final de semana olímpico

Por Comitê Olímpico do Brasil

7 de ago, 2023 às 09:00 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

O Time Brasil teve muitos motivos para comemorar no último final de semana. Marcus D’Almeida faturou o bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco disputado em Berlim, na Alemanha, e, de quebra, garantiu a vaga do Brasil na modalidade em Paris 2024. Outro resultado importantíssimo foi de Henrique Avancini, que conquistou o título mundial na prova de maratona do ciclismo mountain bile (MTB), em Glasgow, na Escócia.

O Brasil também faturou medalhas importantes no Masters de Judô, segunda competição mais importante do calendário da modalidade, e na Copa do Mundo de Ginástica Trampolim, em Palm Beach, na Flórida. Veja detalhes desses e de outros resultados relevantes no tênis, atletismo e skate abaixo:

Tiro com arco

O bronze de Marcus D’Almeida no Mundial de tiro com arco foi o segundo pódio consecutivo dele na competição, que havia sido vice-campeão em 2021, melhor resultado da história do país na competição. O atual número 1 do ranking mundial teve grandes desempenhos até cair na semifinal, diante do turco Mete Gazoz, que viria a se tornar o campeão mundial.

Na fase eliminatória, passou pelo holandês Senna Roos, medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude, por 7 a 1, pelo vice-campeão olímpico Mauro Nespoli, pelo mesmo placar; e, nas quartas-de-final, pelo sul-coreano Kim Je-deok, dono de dois ouros olímpicos, por 6 a 0. Na semifinal, caiu para Gazoz por 6 a 4, mas logo na sequência, se recuperou e derrotou o indonésio Arif Dwi Pangestu por 6 a 4 para conquistar o bronze.

Ciclismo MTB

Henrique Avancini conquistou pela segunda vez o título mundial na prova de maratona do Campeonato Mundial de ciclismo mountain bike. Neste domingo, 06, ele completou o percurso de 96,5km em 4h14min42. Avancini já havia vencido a prova em 2018, em Auronzo di Cadore, na Itália, e tem uma prata na categoria Short Track, no Mundial de 2021. As duas provas não são olímpicas. O cross country, que faz parte do programa dos Jogos, ainda não foi realizada e o brasileiro está inscrito.


Judô

Com uma campanha impressionante, Guilherme Schmidt (81kg) conquistou a prata no World Masters, competição que reúne os 16 melhores judocas do ranking mundial em cada uma das 14 categorias e é o segundo torneio mais importante do Circuito Mundial da modalidade. Para chegar ao pódio, o judoca de 22 anos conseguiu derrotar alguns dos maiores nomes em atividade na categoria como o japonês Takanori Nagase, atual campeão Olímpico da categoria, e o georgiano Tato Grigalashvili, atual bicampeão mundial.

O brasiliense é o atual 12º colocado Ranking Olímpico na até 81kg - os 17 melhores países da lista de cada categoria em 25 de junho do ano que vem terão direito a uma vaga em Paris 2024, com no máximo um representante por nação.


Ginástica Trampolim

O Time Brasil segue conquistando bons resultados na Ginástica Trampolim. No sábado, 05, Alice Gomes e Camilla Lopes foram prata na prova de sincronizado feminino da etapa de Palm Beach, Estados Unidos, da Copa do Mundo da modalidade. A dupla, atual número 1 do ranking mundial, conseguiu uma pontuação de 48.360 e somou importantes pontos para a corrida olímpica. Além disso, Camilla, que havia tido a 3ª maior pontuação no individual nas classificatórias, disputou a final e acabou na 7ª colocação.

Tênis

A medalhista olímpica Laura Pigossi venceu a bielorrussa Jana Kolodynska, por 2 sets a 0 (6/1 6/4), e conquistou o título do ITF W60 de Feira de Santana, na Bahia. Esse foi o oitavo e maior título da carreira da paulista em simples.


Atletismo

Renan Gallina mostrou que está recuperado de lesão e faturou o ouro nos 200m rasos do Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado em Mayagüez, em Porto Rico, com o tempo de 20s44. Agora ele segue para Portugal, onde se junta a outros velocistas do Brasil para um camping de treinamento e, em seguida, viaja para a Hungria para a disputa do Mundial de Budapeste. A classificação para a competição veio em setembro do ano passado, quando ele correu a prova em 20s12 (+0.8), marca que é o recorde brasileiro e sul-americano sub-18, sub-20 e sub-23 e fica atrás apenas dos tempos de Claudinei Quirino (19s89) e Robson Caetano (19s96), ambos medalhistas olímpicos e em Mundial.

Skate

Guilherme Khury, de 15 anos, conquistou o título do Vert Battle, competição realizada em São Paulo, no Centro Esportivo do Tietê. Ele se apresentou quatro vezes e, na terceira volta, executou um 900 graus (manobra com dois giros e meio no ar), garantindo a nota de 96,93 e o título. Rony Gomes ficou em segundo, com 93,00, enquanto a terceira posição foi conquistada por Ítalo Penarrubia, com 87,33.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS