Logo
Jogos da Juventude

Natural de Ribeirão Preto, Chico Barretto prestigia Jogos da Juventude

Após voltar do Sul-americano de Ginástica Artística, na Colômbia, embaixador visita Centro de Convivência e interage com os atletas

Por Comitê Olímpico do Brasil

12 de set, 2023 às 16:06 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

Um dos principais nomes da ginástica artística masculina do Brasil, Chico Barretto visitou nesta terça-feira, 12, o Centro de Convivência dos Jogos da Juventude. Familiarizado não só com o evento, mas também com a cidade-sede, o ginasta natural de Ribeirão Preto exerce a função de embaixador pela segunda vez. A primeira foi na edição de 2019, em Blumenau.

Atencioso com todos no local, Chico veio acompanhado do filho Francisco, de seis anos. O ginasta tirou fotos, conversou com atletas e ainda experimentou o skate e a escalada. À noite ele participou da cerimônia de premiação. 

“Estou muito contente de estar aqui e prestigiar os Jogos da Juventude na minha cidade. Mesmo se eu não fosse embaixador, eu iria passar aqui de qualquer jeito. É uma honra receber o convite do COB novamente e ver que o evento e a estrutura estão impecáveis. As crianças têm que valorizar muito essa competição, pois é um momento único que vão levar para sempre. Eu não tive essa oportunidade na idade deles e gostaria muito de ter vivenciado tudo isso”, disse o atleta olímpico Chico Barretto.  

Chico Barretto no Centro de Convivência dos Jogos da Juventude - Foto: Luiza Moares / COB

Dono de quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, além de ter participado dos dois últimos Jogos Olímpicos, Chico retornou do Sul-americano de ginástica artística, na Colômbia, onde conquistou três medalhas: ouro por equipe, prata no individual geral e bronze na barra fixa. 

“Foi uma ótima preparação para o Campeonato Mundial que está se aproximando. Toda equipe, tanto a masculina, quanto a feminina, foi muito bem. Voltamos sem nenhuma lesão, o que é importante para darmos continuidade ao trabalho. Foi por este motivo que não pude estar presente nas competições da ginástica artística dos Jogos da Juventude, mas acompanhei tudo pela transmissão do Canal Olímpico e foi incrível. O que é oferecido aos jovens atletas é o que encontramos em campeonatos mundiais, por exemplo. Então, isso é engrandecedor para a ginástica”, afirmou. 

Chico ficará poucos dias em Ribeirão Preto. Isso porque o ginasta viaja no próximo dia 16 para o Mundial de Ginástica Artística em Antuérpia, na Bélgica. 

“Esse campeonato pré-olímpico é muito importante, porque é a decisão se o Brasil vai ou não para os Jogos de Paris. Então, é o principal campeonato do ano e o que tem mais pressão - tirando o Pan de Santiago. Para isso, temos que estar entre os 12 colocados do mundo para levar a equipe completa. Esse é o maior objetivo”, finalizou. 

Embaixador dos Jogos da Juventude, Chico Barretto experimenta a escalada - Foto: Luiza Moraes / COB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS