Mulheres brilham em Assunção e conquistam maior parte das medalhas do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos
País contou com o ótimo desempenho feminino para liderar o quadro de medalhas da competição

As mulheres do Time Brasil brilharam nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, que acabaram no último dia 15. Foram elas que conquistaram a maior parte das medalhas do país na competição, com 159 das 318 totais, sem contar as disputas mistas.
Como comparação, se as mulheres brasileiras fossem um país, ficariam à frente de 12 nações no quadro geral de medalhas, perdendo apenas de Colômbia e Argentina, além do Brasil.
Esse número foi alcançado mesmo com uma delegação feminina um pouco menor do que a masculina, já que foram 222 mulheres e 237 homens representando o país no Paraguai.
Os dois maiores destaques individuais dos Jogos Sul-americanos também foram femininos, com as nadadoras Giovanna Diamante e Stephanie Balduccini. Elas foram as maiores medalhistas de toda a competição. A primeira deixou Assunção com oito de ouro e duas de prata, enquanto a segunda obteve sete de ouro e uma de bronze.
A ginástica rítmica foi outro destaque, conquistando todas as medalhas de ouro que estavam em disputa em Assunção.
O COB tem trabalhado cada vez mais pela valorização das mulheres e pela equidade de gênero no esporte olímpico. Entre outras ações, no ano passado a entidade criou a área Mulher no Esporte.
Por meio dela, tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.
Em agosto o COB realizou o 1º Fórum da Mulher no Esporte, que contou com medalhistas olímpicas e diversas personalidades femininas debatendo soluções para a busca da equidade de gênero.