Logo
Time Brasil

Judô brasileiro se inspira em Aurélio Miguel para fazer boa campanha no Mundial de Tóquio

Campeão olímpico em Seul 1988 participou da aclimatação brasileira em Hamamatsu. Mundial começa neste domingo

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de ago, 2019 às 15:00 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

O judô brasileiro está apostando no poder do exemplo. Ouro nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e bronze em Atlanta 1996, Aurélio Miguel participou da aclimatação para o Campeonato Mundial de Tóquio, que começa neste domingo, 25. Aos 55 anos, o ídolo nacional foi uma fonte de inspiração e uma espécie de motivador do grupo.

Além de participar de alguns treinos com a equipe de apoio, as conversas com os mais jovens eram constantes. Ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, Larissa Pimenta (até 52kg) foi uma das judocas que aproveitou os ensinamentos de Aurélio. As conversas foram frequentes, até mesmo em lugares inusitados.

“Teve um dia que o encontrei no elevador e ele perguntou se eu estava preparada. Disse que sim, aí ele falou para eu ter sangue nos olhos. Quando comentei que tinha 20 anos, ele respondeu: ‘idade boa para ganhar medalha em Mundial’. Saí dali pensando que era isso mesmo”.

Outra que conviveu intensamente com o campeão olímpico foi Beatriz Souza (+ 78kg). Campeã pan-americana em 2017, a jovem de 21 anos fez vários uchi-komis, repetições de golpes, e recebeu comentários de Aurélio ao pé do ouvido.

“Ele sempre fala que somos fortes e que precisamos acreditar em nós. Isso só aumenta a motivação. É uma satisfação enorme ter ele nos ajudando, receber dicas de quem já fez história. Às vezes, certos detalhes passam despercebidos e ele nos mostra como fazia, como sair de situações de dificuldade”.

Aurélio Miguel explicou o trabalho realizado nos últimos dias, principalmente com os judocas que ainda carecem de maior rodagem internacional.

“Procuro sempre observá-los e ver onde posso contribuir. Procuro incentivar os mais jovens para que sigam na busca por seus sonhos. Mas toda realização exige um sacrifício. É preciso treinar e se dedicar para chegar ao objetivo. Os jovens são o futuro, e temos que cuidar bem deles”.

Mas não são somente os judocas estão ganhando com essa parceria. O próprio Aurélio tem aproveitado bastante a experiência.

“É muito bom estar revivendo uma preparação de seleção brasileira, poder ver a dedicação e o empenho dos judocas, sempre mirando os melhores resultados. Deu para relembrar a minha época de atleta, e isso é muito positivo”.

Quem também aprovou a passagem do campeão olímpico por Hamamatsu foi o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson: “É um ícone no judô. Acho que o judô brasileiro tem o antes e o depois do Aurélio. Ele é um ídolo de todos aqui. Tenho chamado ele de psicólogo, porque colou nos jovens e levantou a moral deles. Acredito que o Aurélio fez um bem tremendo para a equipe, aumentando a nossa confiança”.

Com uma história marcada pela luta por melhores condições para os judocas brasileiros, Aurélio viu de perto a evolução na preparação do Brasil, fruto da parceria entre a CBJ, o COB e a Prefeitura de Hamamatsu.

“A estrutura está maravilhosa. Estamos em um lugar tranquilo, longe dos centros urbanos, mas que possui bom hotel, alimentação brasileira, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e um ginásio muito bem estruturado, próximo ao hotel. Como há muitos brasileiros em Hamamatsu e alguns até vêm treinar com a seleção, o clima fica parecido com o da nossa casa”.

Os primeiros judocas a competir, Felipe Kitadai e Eric Takabatake (até 60kg),  já deixaram a concentração e embarcaram para Tóquio, acompanhados pelos técnicos Yuko Fujii e Luiz Shinohara, além de Ney Wilson. O restante da equipe permanece em Hamamatsu, com saídas escalonadas sempre na antevéspera do dia da luta. 



Veja a agenda completa abaixo:

1º DIA: FELIPE KITADAI (60KG) E ERIC TAKABATAKE (60KG)
Preliminares - 23h do dia 24/08
Finais - 7h do dia 25/08

2º DIA: DANIEL CARGNIN (66KG), LARISSA PIMENTA (52KG) E ELEUDIS VALENTIM (52KG)
Preliminares - 22h do dia 25/08
Finais - 7h do dia 26/08

3º DIA: RAFAELA SILVA (57KG)
Preliminares - 22h do dia 26/08
Finais - 7h do dia 27/08

4º DIA: EDUARDO YUDY SANTOS (81KG), ALÉXIA CASTILHOS (63KG) E KETLEYN QUADROS (63KG)
Preliminares - 23h do dia 27/08
Finais - 7h do dia 28/08

5º DIA: RAFAEL MACEDO (90KG) E MARIA PORTELA (70KG)
Preliminares - 00h do dia 29/08
Finais - 7h do dia 29/08

6º DIA - LEONARDO GONÇALVES (100KG), RAFAEL BUZACARINI (100KG) E MAYRA AGUIAR (78KG)
Preliminares - 00h do dia 30/08
Finais - 7h do dia 30/08

7º DIA - DAVID MOURA (+100KG), RAFAEL SILVA (+100KG), BEATRIZ SOUZA (+78KG) E MARIA SUELEN ALTHEMAN (+78KG)
Preliminares - 1h da manhã do dia 31/08
Finais - 7h da manhã do dia 31/08

8º DIA: COMPETIÇÃO POR EQUIPES MISTAS
Preliminares - 1h da manhã do dia 01/09

TRANSMISSÃO AO VIVO
Preliminares: live.ijf.org
Finais: SporTV 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS