Judô brasileiro se inspira em Aurélio Miguel para fazer boa campanha no Mundial de Tóquio
Campeão olímpico em Seul 1988 participou da aclimatação brasileira em Hamamatsu. Mundial começa neste domingo

O judô brasileiro está apostando no poder do exemplo. Ouro nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e bronze em Atlanta 1996, Aurélio Miguel participou da aclimatação para o Campeonato Mundial de Tóquio, que começa neste domingo, 25. Aos 55 anos, o ídolo nacional foi uma fonte de inspiração e uma espécie de motivador do grupo.
Além de participar de alguns treinos com a equipe de apoio, as conversas com os mais jovens eram constantes. Ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, Larissa Pimenta (até 52kg) foi uma das judocas que aproveitou os ensinamentos de Aurélio. As conversas foram frequentes, até mesmo em lugares inusitados.
“Teve um dia que o encontrei no elevador e ele perguntou se eu estava preparada. Disse que sim, aí ele falou para eu ter sangue nos olhos. Quando comentei que tinha 20 anos, ele respondeu: ‘idade boa para ganhar medalha em Mundial’. Saí dali pensando que era isso mesmo”.
Outra que conviveu intensamente com o campeão olímpico foi Beatriz Souza (+ 78kg). Campeã pan-americana em 2017, a jovem de 21 anos fez vários uchi-komis, repetições de golpes, e recebeu comentários de Aurélio ao pé do ouvido.
“Ele sempre fala que somos fortes e que precisamos acreditar em nós. Isso só aumenta a motivação. É uma satisfação enorme ter ele nos ajudando, receber dicas de quem já fez história. Às vezes, certos detalhes passam despercebidos e ele nos mostra como fazia, como sair de situações de dificuldade”.
Aurélio Miguel explicou o trabalho realizado nos últimos dias, principalmente com os judocas que ainda carecem de maior rodagem internacional.
“Procuro sempre observá-los e ver onde posso contribuir. Procuro incentivar os mais jovens para que sigam na busca por seus sonhos. Mas toda realização exige um sacrifício. É preciso treinar e se dedicar para chegar ao objetivo. Os jovens são o futuro, e temos que cuidar bem deles”.
Mas não são somente os judocas estão ganhando com essa parceria. O próprio Aurélio tem aproveitado bastante a experiência.
“É muito bom estar revivendo uma preparação de seleção brasileira, poder ver a dedicação e o empenho dos judocas, sempre mirando os melhores resultados. Deu para relembrar a minha época de atleta, e isso é muito positivo”.
Quem também aprovou a passagem do campeão olímpico por Hamamatsu foi o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson: “É um ícone no judô. Acho que o judô brasileiro tem o antes e o depois do Aurélio. Ele é um ídolo de todos aqui. Tenho chamado ele de psicólogo, porque colou nos jovens e levantou a moral deles. Acredito que o Aurélio fez um bem tremendo para a equipe, aumentando a nossa confiança”.
Com uma história marcada pela luta por melhores condições para os judocas brasileiros, Aurélio viu de perto a evolução na preparação do Brasil, fruto da parceria entre a CBJ, o COB e a Prefeitura de Hamamatsu.
“A estrutura está maravilhosa. Estamos em um lugar tranquilo, longe dos centros urbanos, mas que possui bom hotel, alimentação brasileira, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e um ginásio muito bem estruturado, próximo ao hotel. Como há muitos brasileiros em Hamamatsu e alguns até vêm treinar com a seleção, o clima fica parecido com o da nossa casa”.
Os primeiros judocas a competir, Felipe Kitadai e Eric Takabatake (até 60kg), já deixaram a concentração e embarcaram para Tóquio, acompanhados pelos técnicos Yuko Fujii e Luiz Shinohara, além de Ney Wilson. O restante da equipe permanece em Hamamatsu, com saídas escalonadas sempre na antevéspera do dia da luta.
Veja a agenda completa abaixo:
1º DIA: FELIPE KITADAI (60KG) E ERIC TAKABATAKE (60KG)
Preliminares - 23h do dia 24/08
Finais - 7h do dia 25/08
2º DIA: DANIEL CARGNIN (66KG), LARISSA PIMENTA (52KG) E ELEUDIS VALENTIM (52KG)
Preliminares - 22h do dia 25/08
Finais - 7h do dia 26/08
3º DIA: RAFAELA SILVA (57KG)
Preliminares - 22h do dia 26/08
Finais - 7h do dia 27/08
4º DIA: EDUARDO YUDY SANTOS (81KG), ALÉXIA CASTILHOS (63KG) E KETLEYN QUADROS (63KG)
Preliminares - 23h do dia 27/08
Finais - 7h do dia 28/08
5º DIA: RAFAEL MACEDO (90KG) E MARIA PORTELA (70KG)
Preliminares - 00h do dia 29/08
Finais - 7h do dia 29/08
6º DIA - LEONARDO GONÇALVES (100KG), RAFAEL BUZACARINI (100KG) E MAYRA AGUIAR (78KG)
Preliminares - 00h do dia 30/08
Finais - 7h do dia 30/08
7º DIA - DAVID MOURA (+100KG), RAFAEL SILVA (+100KG), BEATRIZ SOUZA (+78KG) E MARIA SUELEN ALTHEMAN (+78KG)
Preliminares - 1h da manhã do dia 31/08
Finais - 7h da manhã do dia 31/08
8º DIA: COMPETIÇÃO POR EQUIPES MISTAS
Preliminares - 1h da manhã do dia 01/09
TRANSMISSÃO AO VIVO
Preliminares: live.ijf.org
Finais: SporTV