José Roberto Guimarães exalta importância do Congresso Olímpico Brasileiro para o desenvolvimento do esporte nacional
Treinador tricampeão olímpico participou de live organizada pelo COB e falou sobre sua participação no evento, que acontecerá em Salvador nos dias 19 e 20 de março

O treinador da Seleção Brasileira feminina de vôlei José Roberto Guimarães participou nesta sexta-feira, dia 18, de uma live promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para celebrar o marco de um mês para a realização do II Congresso Olímpico Brasileiro. O tricampeão olímpico será uma das principais atrações do evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, em Salvador (BA). No bate-papo, Zé Roberto adiantou um pouco dos temas que abordará em sua palestra no Congresso Olímpico Brasileiro. Ele falará sobre a transição da fase de desenvolvimento esportivo do atleta ao alto rendimento.
Mesmo sendo um dos mais vitoriosos treinadores do mundo, tendo enfrentado grandes desafios nas quadras, José Roberto Guimarães revelou ansiedade por sua participação no Congresso Olímpico Brasileiro. “Vamos falar de um tema muito importante. Vai ser muito bacana encontrar todo mundo em Salvador para podermos falar sobre a nossa realidade e o futuro do esporte do Brasil. Vai ter muita gente boa com ideias criativas, que sonha, assim como eu, e que quer fazer o melhor pelo nosso país. É legal a gente conversar olho no olho, debater para evoluirmos. O esporte brasileiro precisa mais de eventos como esse para que a gente melhore cada vez mais”, afirmou José Roberto Guimarães, que exaltou o apoio dado pelo COB, que vem atendendo a todas as necessidades na preparação da seleção brasileira.
“Participar do Congresso Olímpico é uma forma de retribuir por tudo que o COB tem nos ajudado. Tudo que temos conseguido, nós temos que colocar sempre o COB em um patamar muito especial. Planejamento é importante num quadriênio olímpico. E nós temos sorte de ter o COB por trás, que nos dá toda infraestrutura que precisamos, onde quer que a gente esteja. E assim conseguimos fazer uma preparação adequada. A gente tem todo material necessário para que esse trabalho seja executado e os grandes sucessos que tivemos foram por causa disso”, destacou.
No Congresso, ele também será um dos participantes da mesa-redonda que debaterá o papel da mulher no esporte, onde abordará a perspectiva do treinamento esportivo para mulheres. “As mulheres me ensinaram muito mais do que os homens. Essa busca do que acontece com o metabolismo feminino é algo que preciso entender. Devo ser o único técnico que tem um ginecologista. A parte metabólica é muito importante para a performance da atleta. São coisa que a gente precisa ficar muito atento. Eu comecei a entender que deveria ir atrás de uma coisa a mais, não só dar o treino”, explicou.
O treinador da seleção, como não poderia deixar de ser, também falou sobre o atual momento do vôlei feminino e os desafios do planejamento da equipe nacional para o ciclo olímpico Paris 2024.
“Podemos esperar bastante emoções. É um ciclo curto e a seleção feminina deve passar por algumas transformações. A gente já vai pensando em Paris, é o objetivo principal. Várias jogadoras serão testadas”, projetou Zé Roberto, que indicou o Campeonato Mundial e a Liga das Nações como as competições mais importantes do ano.
Com o tema principal “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”, Congresso Olímpico terá ao todo 26 palestrantes, além de vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. Os ingressos são limitados e estão disponíveis em https://congresso.cob.org.br/inscricao