Logo
Santiago 2023

Isaquias Queiroz e Roberto Maehler garantem canoagem velocidade em todas as finais no Pan

Campeão olímpico vai em busca do tri no C1 1000m, enquanto experiente canoísta de 38 anos tentará sua primeira no K1 1000m

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de nov, 2023 às 09:10 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

A canoagem velocidade do Brasil teve mais um dia de bons resultados nos Jogos Pan-americanos. Nesta quinta-feira, dia 2, na Gran Laguna de San Pedro de la Paz, no Chile, a modalidade carimbou vaga em mais duas finais da competição continental e assegurou 100% de aproveitamento. Com as classificações de Isaquias Queiroz e Roberto Maehler no C1 1000m e no K1 1000m, o Time Brasil terá representantes em todas as disputas de medalhas possíveis. Serão seis provas com canoístas brasileiros nesta sexta e sábado em busca do pódio de Santiago 2023.  

O dia foi marcado pela estreia do campeão olímpico e multimedalhista mundial Isaquias Queiroz, que chegou ao Pan para competir apenas o C1 1000m, sua principal prova. E o dono de cinco medalhas olímpicas cumpriu as expectativas ao vencer sua bateria preliminar e avançar diretamente para a final. Ele venceu o cubano José Ramón Córbova, um de seus principais adversários, que ficou em segundo, com o tempo de 3min55s32. O baiano de Ubaitaba vai em busca de sua terceira medalha de ouro consecutiva no C1 1000m em Jogos Pan-americanos. 

“Foi uma boa prova. Remar contra o cubano é um parâmetro para saber como vai ser a final. Vim controlando junto com ele e no final eu senti muito. Mas tudo vale a pena pra representar bem o nosso país. Agora é descansar, recuperar o mais rápido as energias para remar melhor ainda na final e sair daqui com uma medalha”, acredita Isaquias, que tem a torcida especial em San Pedro de la Paz de seu filho Sebastian e de sua esposa Laina. 

“Vou em busca da medalha de ouro. Acredito que dá para fazer uma boa prova e ganhar a medalha para o meu filho e a minha esposa que vieram me assistir. São os primeiros Jogos Pan-americanos que eles estão me acompanhando, espero que eles gostem. Vou dar meu máximo para que meu filho saia bem orgulhoso daqui”, disse Isaquias.

Em sua quarta participação em Jogos Pan-americanos, Roberto Maehler precisou de duas baterias para garantir classificação para a final do K1 1000m. O canoísta brasileiro, que também está na decisão do K2 500m, ao lado de Heuer Rodrigues, ficou em quarto na bateria preliminar, mas se recuperou e na semi alcançou a segunda colocação e um lugar na final. Aos 38 anos, Roberto já possui três medalhas em Jogos Pan-americanos, mas tentará suas primeiras nas categorias individual e duplas. 


“Estou muito feliz de ter avançado para a final e estar representando o Brasil nas finais do K1 e do K2. É a minha primeira final individual, mas acima de tudo, estou me divertindo aos 38 anos podendo remar na seleção brasileira. Os Jogos Pan-americanos são um grande teste na preparação para Paris, estou focando na dupla, mas ganhei de presente a final do individual”, afirmou o atleta, que tem três medalhas panamericanas no K4 100m.  

Nesta sexta-feira, dia 3, os brasileiros vão em busca das medalhas em quatro provas. Ana Paula Vergutz competirá no K1 500m, Maehler e Heuer formarão a dupla no K2 500m, Felipe Vieira e Evandilson Neto disputarão o C2 500m, enquanto Valdenice Nascimento será a representante no C1 200m.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS