Igor Queiroz e Joilson Júnior disputam primeiro torneio internacional do wrestling brasileiro em 2022
Candidatos aos Jogos Olímpicos de Paris, grequistas lutam tradicional Kolov e Petrov de 18/2 a 20/2 na Bulgária

Igor Queiroz categoria 97kg e Joilson Júnior 77kg, ambos do estilo greco-romano, vão representar o Brasil na 59ª edição do Torneio Internacional Dan Kolov e Nikola Petrov 2022, em Veliko Tarnovo, Bulgária. O evento começa nesta sexta, dia 18, e segue até domingo. Os atletas nacionais realizaram a semana final de preparação em Sofia, capital búlgara, onde treinaram com forte equipe búlgara e reencontraram dois treinadores com ligação com o wrestling nacional.
“É muito importante chegar antes e treinar com os atletas locais porque não tem aquele impacto de chegar perto da competição. Aqui na Bulgária treinamos com vários atletas de nível mundial e ainda tivemos a oportunidade de reencontrar esses dois treinadores. George e Ivan ensinaram jovens quando estiveram no Brasil. Ivan por ter morado no Rio de Janeiro durante três anos é muito querido por todos do wrestling. Tinha cinco anos que não o via e foi muito gratificante”, comentou Joilson, 23 anos, medalhista de bronze pan-americano em 2021 e que ficou a uma vitória de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio na Seletiva Pan-Americana em 2020.
Para Igor, de 20 anos, o torneio é a estreia europeia na categoria sênior, ou seja, a divisão dos atletas olímpicos. Campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021, o lutador já é realidade dentro do cenário continental. Ano passado conquistou a medalha de bronze no Pan-americano de Wrestling, mesmo com idade da categoria júnior. O caminho para os Jogos Olímpicos de Paris não é longo, mas é preciso ser percorrido com rapidez.
“É o primeiro torneio que vou disputar na categoria sênior, tenho consciência disso e vou procurar manter os pés nos chão. É uma ótima experiência e início do caminho que vamos trilhar até os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, neste ciclo mais curto. Vai subir ao pódio quem errar menos, deixar tudo no tapete e lutar até o fim”, comentou o cuiabano Igor, 20 anos, que protagonizou uma virada na disputa da medalha de ouro nos Jogos de Cali e viu o vídeo do combate se tornar um viral nas redes sociais.
Fonte: CBW