Henrique Avancini é campeão do MTB Tankwa Trek, na África do Sul
Prova disputada em dupla com o alemão Manuel Fumic distribuiu pontos importantes no ranking mundial. Conquista foi a segunda de Avancini no ano

Com mais uma participação de destaque, o brasileiro Henrique Avancini, atual campeão mundial de MTB Marathon, subiu no lugar mais alto do pódio neste domingo, 10, na África do Sul. Ao lado do alemão Manuel Fumic, ele foi campeão do MTB Tankwa Trek, competição por etapas válida pelo ranking internacional da UCI, que reuniu atletas de 25 países durante quatro dias de muita disputa em cenários incríveis.
Os competidores percorreram 285km no total. A quarta e última etapa foi a mais longa (89km) e decisiva da competição, onde Henrique Avancini e seu companheiro Manuel Fumic, ambos da equipe Cannondale Factory Racing, terminaram na segunda colocação. Os dois atletas dominaram a competição de ponta a ponta. Eles assumiram a liderança após vencerem a primeira etapa e não perderam mais a liderança, terminando com três vitórias de etapa e um segundo lugar.
Na classificação geral, Avancini e o alemão Fumic somaram 11h01min10s e conquistaram o título da competição. Os atletas Maxime Marotte e Cameron Orr, também da Cannondale Factory Racing, ficaram na segunda colocação a 2min54s, e Jonas Lindberg e Andreassen Simon, do Team Denamarca, completaram em terceiro a 4min33s.
“Mais do que especial vencer essa prova, pois além de prestígio por contar com um pelotão de alto nível, é uma redenção para nós dois que abandonamos a corrida no ano passado devido a uma lesão do Fumic. Essa é uma das provas por etapas mais difíceis e legais do mundo. Enfrentamos calor acima dos 42°C e um ritmo alucinante, mas conseguimos fazer um bom trabalho e terminar com a vitória”, destacou Avancini.
Segundo título na temporada – Este foi o segundo título de Avancini em 2019. No primeiro final de semana de fevereiro, o brasileiro confirmou a excelente fase e superou o neozelandês Samuel Gaze após uma disputa acirrada nas últimas voltas.
Com um circuito bastante exigente, a SA XCO Cup UCI distribuiu pontos para a Classe 1 da União Ciclística Internacional (UCI) e reuniu grandes nomes do esporte na cidade de Stellenbosch. Avancini comemorou a vitória após completar o percurso em 1h21min50s. O segundo lugar ficou com Samuel Gaze marcando 1h22min23s, seguido do sul-africano Alan Hatherly com 1h22min45s.
“É bom estar de volta às competições. Bom vencer novamente! Feliz por conquistar a primeira vitória na SA Cup, uma competição UCI Classe 1 com 21 nações presentes. Foi uma boa batalha com o Samuel Gaze. Agora é continuar trabalhando”, declarou Avancini.
Fonte: CBC