Fórum da CACOB chega ao fim reforçando papel das Comissões na construção de uma Nação Esportiva
Representantes dos atletas de diversas modalidades se reuniram no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, neste domingo, 18, para encerramento do evento

VI Fórum da Comissão de Atletas do COB. Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
A sexta edição do Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro, evento realizado pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) chegou ao fim neste domingo, 18, no Rio de Janeiro. Durante dois dias, representantes membros da CACOB e das comissões de atletas de diversas Confederações Brasileiras Olímpicas acompanharam palestras sobre a moderna gestão esportiva e debateram formas de participação ativa no fomento de uma Nação Esportiva.
Fernanda Nunes, presidente da CACOB, destacou a importância da troca entre os membros das confederações. “O encontro teve um saldo muito positivo. O Fórum envolve muita capacitação para os atletas, maior diálogo e pertencimento. Os representantes das Confederações têm muita curiosidade sobre as várias áreas do CACOB e de formas para contribuir para o Movimento Olímpico. Essa troca de informações faz com que os dois lados se aproximem e aprendam”, disse Fernanda, atleta olímpica de remo.
Seguindo o tema proposto para esta edição “Fundamentos das Comissões de Atletas”, três áreas estratégicas pautaram o último dia de encontro no Centro de Treinamento do Time Brasil: Diretoria de Esportes, Planejamento e Gestão esportiva e Prestação de Contas.
Jorge Bichara abriu a programação explicando a nova composição e planejamento da área de Esportes do COB para o ciclo LA 2028, e debateu formas de contribuição ao Movimento Olímpico, “As comissões de atletas podem contribuir muito com o desenvolvimento do esporte brasileiro. Sugeri que tivessem uma participação colaborativa, que entendam a realidade e as dificuldades das confederações, e se fizessem presentes”, disse Bichara, consultor de Esportes do COB.
Em seguida, a palestra sobre gestão esportiva foi conduzida por Bruno Martins, gerente da área de Planejamento e Gestão Esportiva, que detalhou algumas das iniciativas da entidade em suporte a atletas e equipes. Já Rafael Olivetti Baptista, gerente financeiro do COB, trouxe uma análise da prestação de contas do ano fiscal anterior.
A programação do dia ainda teve debates sobre o Programa Esporte Seguro, com foco na prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no ambiente esportivo. O tema foi conduzido por Andrea Florence, diretora executiva da Sports & Rights Alliance (Aliança entre Esportes e Direitos, em tradução livre), e Joanna Maranhão, nadadora olímpica e ex-presidente do Conselho de Ética do COB, que participou virtualmente. Voz ativa no combate ao abuso no esporte olímpico, Joanna hoje ocupa a coordenação da Sports & Rights Alliance e dividiu os princípios de análise sobre o valor do esporte dentro desses casos.

Em seguida, elas se juntaram a Guilherme Faria da Silva, do conselho de ética do COB; Mariany Nonaka, membro do jurídico da entidade, atleta olímpica de tênis de mesa e atua no Programa Esporte Seguro; e Nelson Valsoni, compliance officer do COB e também parte do Programa Esporte Seguro, para apresentar a atuação do Conselho de Ética do COB e a estrutura das ações do Esporte Seguro no Comitê Olímpico Brasileiro.
Além da programação de palestras e debates, os membros das confederações receberam um guia prático sobre Educação Antidoping, com André Siqueira, Coordenador de Educação Antidopagem. A psicóloga do esporte Marisa Markunas trouxe dados e reflexões sobre a Saúde Mental do Atleta, com ênfase em estratégias de apoio para treinamentos e competições, no encerramento do VI Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro.
“O Fórum foi um sucesso. Vamos seguir promovendo uma maior aproximação entre a Comissão de Atletas e os representantes das confederações para promover não apenas capacitação, mas também mais diálogo e participação dos atletas", finalizou Fernanda.