Logo
Rosário 2022

Esgrimistas brasileiros partem em busca de medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Expectativa numa boa performance em Rosário é positiva tanto no masculino quanto no feminino; espadistas são os primeiros a estrear

Por Comitê Olímpico do Brasil

5 de mai, 2022 às 15:38 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

A esgrima brasileira inicia a sua busca por medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, nesta sexta-feira (6). Este é o principal evento poliesportivo das categorias de base na América do Sul, e o Brasil vem liderando o quadro de medalhas nas outras modalidades. Os seis esgrimistas brasileiros na disputa são Rafael Ribeiro e Maria Paro na espada; André Mura e Stella Frias no florete; e, Erico Patto e Eduarda Nehrke no sabre.

Todos os seis lideram o ranking cadete no país em suas armas. As competições de espada acontecem nesta sexta-feira (6). No sábado é a vez do florete, enquanto o sabre será jogado no dia seguinte. A terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude reúne até domingo, dia do encerramento, 2.500 atletas de 15 países do continente. Todas as competições ocorrem no mesmo local, o Parque da Independência.     

Athos Schwantes é o chefe de equipe e um dos técnicos ao lado de Roberto Lazzarini. Ele tem a expectativa de que os jovens esgrimistas brasileiros possam desempenhar um excelente papel na competição. 

“Todos os atletas que irão representar o Brasil o farão por merecimento. Eles conquistaram o seu espaço, são os líderes do ranking cadete. Estamos bem otimistas e esperançosos em obter bons resultados. Queremos contribuir com o quadro de medalhas do nosso país”, afirmou Schwantes.

Com a experiência de já ter disputado várias competições internacionais na condição de atleta, tais como Jogos Pan-Americanos e Olímpicos, Athos Schwantes falou sobre o fascínio que exerce uma competição poliesportiva.

“É fantástica essa experiência. Na minha época de atleta, não havia jogos assim nas categorias de base como ocorre agora. São várias competições diferentes e isso proporciona um amadurecimento muito grande aos atletas. É altamente positivo”, concluiu. 

A programação deste primeiro dia marca as disputas de pules masculinas começando às 9h (horário de Rosario e Brasília). As meninas, por sua vez, entram em ação às 12h30.

Fonte: CBE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS