Com melhores tempos, Beatriz Cardoso e Lucas Verthein avançam para final do Pan
Brasileiros venceram suas baterias nas semifinais no skiff individual. No duplo, Tomás Levy e Piedro Tuchtenhagen também disputarão a medalha nesta quarta-feira

Os representantes do Brasil nas provas individuais do skiff nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 venceram suas baterias semifinais com os melhores tempos entre todos os competidores e avançaram para a final da prova, que será disputada nesta quarta-feira, dia 25, na Gran Laguna de San Pedro de La Paz, na região de Concepción, no Chile. Beatriz Cardoso, no feminino, e Lucas Verthein chegam embalados em busca das primeiras medalhas para o remo brasileiro na competição. O país ainda terá Tomás Levy e Piedro Tuchtenhagen na decisão do duplo skiff.
Décimo segundo colocado no skiff indiviudal nos últimos Jogos Olímpicos, melhor resultado do Brasil na história da competição, Lucas Verthein vai em busca de sua segunda medalha em Jogos Pan-americanos. Após o bronze em Lima 2019, ele chega na final de Santiago com o objetivo de conquistar o ouro. A confiança aumentou depois do resultado na semifinal desta terça. O brasileiro fez o melhor tempo dentre todos os competidores (7min4s7) e vai embalado em busca do pódio continental.
“Significa muita coisa para mim chegar na final dos Jogos Pan-americanos. Ser o melhor do continente é algo que estou buscando. O próximo objetivo é dar o meu melhor amanhã e levar Brasil ao lugar mais alto do pódio. Vamos com tudo, temos condições de ser potência no remo, só precisamos acreditar. A cada resultado vamos galgando os nossos objetivos. Amanhã é tudo ou nada”, comentou o carioca de 25 anos, que comentou seu desempenho na prova de hoje.
“Me senti bem, vim no bolo e no final desgarrei um pouco mais. Fiz uma preparação muito boa de treinamentos no exterior, que me ajudaram bastante a chegar aqui em um ritmo de prova muito bom. Agora é consolidar o trabalho que vem sendo feito há muito tempo”, complementou o Lucas.
Quem também brilhou na fria manhã de San Pedro de La Paz foi Beatriz Cardoso. A carioca também garantiu presença na final do skiff individual com o melhor tempo entre todas as semifinalistas (7min46s88).
“A prova de hoje foi muito boa. Fiz uma prova muito consciente, achei que remei bem, confortável e acredito que amanhã eu possa fazer melhor. Estou pensando na medalha de ouro, para isso que me preparei tanto e é isso que vou buscar. É um sonho que vem sendo construído e eu espero concretizar”, projetou Beatriz, estreante em Jogos Pan-americanos.
O terceiro barco brasileiro que assegurou vaga em uma final foi o duplo skiff formado por Tomás Levy e Piedro Tuchtenhagen. Eles terminaram sua bateria semifinal na primeira colocação, com segundo melhor tempo no geral (6min34s14).
Nesta terça, 24, o Brasil ficou perto do pódio no duplo skiff peso leve, com Marcelo Almeida e Uncas Batista, que terminaram a prova decisiva na quarta colocação. O barco quatro sem feminino também chegou na final e ficou na sexta posição. Já no oito com timoneiro feminino, o Brasil terminou em quinto.