Logo
COB

COB participa de audiência no Senado sobre comemoração do centenário da primeira delegação olímpica do Brasil

Paulo Wanderley e diretor-geral, Rogério Sampaio, representaram a entidade. Presidente também esteve, ao lado de Luciano Hostins, diretor jurídico, em seminário no STJ

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de out, 2019 às 14:22 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) esteve presente em dois eventos em Brasília nesta quinta-feira (24). No Senado, o presidente Paulo Wanderley Teixeira e o diretor-geral Rogério Sampaio representaram a entidade em audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte sobre a comemoração do centenário da primeira delegação olímpica do Brasil. O Projeto de Lei 5.183/2019, de autoria da senadora e medalhista olímpica Leila Barros, propõe que 2020 seja declarado o Ano da Participação Olímpica Brasileira. Paulo Wanderley, ao lado de Luciano Hostins, diretor jurídico do COB, também esteve presente no seminário “O desporto que os Tribunais Superiores praticam”, realizado no Auditório do Superior Tribunal de Justiça.

Na audiência, presidida pela senadora Leila Barros (PSB-DF), convidados como o  campeão olímpico do vôlei de praia, Emanuel Rêgo, hoje secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento; e a atleta olímpica Luisa Parente (Seul 1988, e Barcelona 1992), defenderam a comemoração do centenário. Leila contou que estão previstos para o ano que vem palestras e eventos sobre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos e a emissão de moedas, selos e medalhas com o tema.

Depois de abrir a participação do COB, Paulo Wanderley passou a palavra para o campeão olímpico no judô em Barcelona 1992 e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio. Ele falou sobre os 100 anos de participação olímpica, bem como sobre o momento atual da gestão da entidade e como a prática esportiva traz benefícios para a sociedade. 


“O esporte no Brasil tem a capacidade de reduzir a desigualdade social. Pessoas que enfrentam a pobreza encontram no esporte uma forma de melhorar suas condições de vida, ganham outras opções como, por exemplo, o acesso a uma melhor educação através de bolsas de estudos e o reconhecimento profissional”, disse Sampaio. Ao final do evento, o presidente do COB ainda entregou para a senadora Leila a cartilha de Boa Governança no Esporte, elaborada pelo Instituto Olímpico do Brasileiro, braço educativo do COB. 

Antes da audiência no Senado, Paulo Wanderley participou da mesa de abertura do seminário “O desporto que os Tribunais Superiores praticam”. Ele esteve ao lado do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos.

Além de Caputo Bastos, outros membros do Conselho de Ética do COB prestigiaram o evento, entre eles o presidente, Alberto Murray; o desembargador Ney Belo; e o Dr. Bernadino Santi. Luciano Hostins, diretor jurídico do COB, também esteve presente ao seminário organizado pela Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) e que abordou as principais pautas esportivas das cortes superiores brasileiras, como contratos entre clubes e atletas, tributação, direitos de imagem, e compra e venda de ingressos.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS