COB de Portas Abertas promove dia de vivência olímpica para crianças de escolas municipais do Rio
Mais de 100 alunos estiveram na sede do COB para participar de oficinas de esgrima, tiro com arco e wrestling nesta sexta, 31/05

Mais de 100 alunos das Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila de Camillis, de Pedra de Guaratiba, e Edmundo Bittencourt, de Benfica, tiveram uma manhã olímpica nesta sexta-feira, dia 31. As crianças, de sete a 10 anos, visitaram o Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, e participaram do COB de Portas Abertas, através do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos da entidade. Além das atividades culturais, o grupo participou de oficinas de esgrima, tiro com arco e wrestling.
A ação começou com o Teatro da História dos Jogos Olímpicos, no qual músicos e contadores de histórias levaram os alunos, de forma divertida, ao mundo olímpico. Em seguida, as crianças participaram de oficinas esportivas. O wrestling trouxe os atletas Dailane Reis, bronze nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2019, e Lucas Leal, campeão brasileiro júnior da categoria até 63kg do estilo greco-romano.
“Foi uma experiência nova e incrível para mim. Comecei a lutar com 15 anos e as crianças aqui tinham de sete a 10 anos e gostaram muito de lutar. Todos saem ganhando com o COB de Portas Abertas. As crianças por conhecerem um esporte e nós, atletas, pelo carinho que as crianças tiveram conosco”, disse o amazonense Lucas, de 19 anos, que conheceu a modalidade num projeto social em Manaus.
Do lado de fora da sede, as crianças puderam conhecer o tiro com arco. Mesmo com m pouco de dificuldade para segurar o equipamento, grande para o tamanho deles, acertar o alvo era motivo de muita comemoração e gritaria. “Eu gostei muito de atirar! Fiz 20 pontos porque acertei duas vezes no amarelo. Minha equipe ganhou a disputa”, disse Arthur de Lima Domingues, do 2º ano da Escola Edmundo Bittencourt.
Na oficina de esgrima, os pontos altos foram aprender a andar da maneira correta depois de ficar em guarda e usar o equipamento de proteção e vencer um combate pontuando ao encostar o sabre no colega de classe. “Eu ganhei o jogo! Foi muito legal! O tio falou ‘já’ e eu já fui e encostei a espada onde ele tinha falado”, relatou a pequenina Letícia Sampaio, do 2º ano da Escola Emma D’Ávila Camillis.
As Escolas Municipais Olímpicas Cariocas Emma D’Avila Camillis e Edmundo Bittencourt adotaram a metodologia de ensino do Transforma este ano. Profissionais de ambas as escolas já deram início às atividades de capacitação, que terá encontros presenciais nos meses de maio, agosto e novembro deste ano e o restante é feito em módulos a distância. As visitas dos alunos ao COB são parte importante do programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.