COB completa 108 anos com recordes no âmbito esportivo e avanços na gestão
Comitê Olímpico do Brasil tem alcançado bons resultados em todas as áreas de atuação

O Comitê Olímpico do Brasil comemora mais um aniversário nesta quarta-feira, dia 8. Ao longo dos seus 108 anos, o COB levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze, e mais 1.374 em Jogos Pan-americanos.
Em Tóquio 2020, o país fez sua melhor campanha da história dos Jogos e encerrou a competição no 12º lugar do ranking, com recorde de medalhas. Ao todo foram 21: 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes.
“Temos um papel fundamental no desenvolvimento do esporte do país, oferecendo todo apoio necessário para a preparação de atletas, com o intuito de que eles possam representar bem o Brasil em todas as competições. Nesse sentido, os números mostram que estamos no caminho certo”, analisa Paulo Wanderley, presidente do COB.
Além da evolução no desempenho esportivo, a entidade também tem realizado iniciativas importantes de cunho institucional. Nos últimos meses, o Comitê anunciou a criação da Comissão Mulher no Esporte, lançou o projeto Memória Olímpica, fez campanhas de doação de alimentos para vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e renovou parcerias importantes no âmbito educacional, com o fornecimento de bolsas para atletas.
“Como entidade, sabemos da nossa missão. Valorizamos a questão institucional e estamos sempre buscando novos acordos ou até mesmo melhorando os que já existem. A instituição tem uma representatividade muito forte, tanto em termos nacionais, quanto internacionais. Queremos usar essa força para promover não só os valores olímpicos, como amizade, respeito e excelência, mas também a educação, a integração cultural e a solidariedade”, completa Paulo Wanderley.
Como alguns exemplos das ações implantadas durante a atual gestão do COB estão: a Reforma do Estatuto Social da entidade ampliando a participação de Atletas na Assembleia de um para 19; Criação do Conselho de Administração, do Conselho de Ética e dos Comitês de Integridade e de Conformidade. Além disso, o COB vai destinar em 2022 cerca de R$ 165 milhões dos recursos ordinários da Lei das Loterias às modalidades olímpicas, maior valor para investimento nas modalidades desde a criação da lei, em 2001, e com aumento de 10% em relação a 2021.
Neste ano, o COB também lançou uma sequência de minidocumentários com integrantes do Hall da Fama, disponibilizada no Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil. A série deu início às comemorações dos 108 anos do Comitê. Já foram publicados os episódios de Fofão, do vôlei, e Aurélio Miguel, do judô. O último vídeo tem como personagem Servílio de Oliveira, do boxe, e foi publicado nesta quarta-feira, 8, em uma espécie de presente para os amantes das modalidades olímpicas.
“Todas essas ações são importantes para eternizar aqueles personagens que trouxeram alegrias aos brasileiros, por meio de seu talento e esforço. Esse tipo de reconhecimento também pode servir como motivação para os mais jovens que, ao conhecerem histórias vitoriosas, poderão se inspirar para seguir o mesmo caminho”, enfatiza Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.