Logo
Time Brasil

Brasil inicia Mundial de ginástica artística com expectativa alta de vagas em Paris e medalhas

Competição será transmitida no Canal Olímpico do Brasil a partir das finais; confira a programação completa

Por Comitê Olímpico do Brasil

29 de set, 2023 às 13:44 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

Começa neste sábado, 30, o Campeonato Mundial de ginástica artística. A cidade da Antuérpia, na Bélgica, receberá os melhores ginastas do mundo até o dia 8 de outubro. 

E você poderá acompanhar ao vivo as emoções da competição no Canal Olímpico do Brasil. As transmissões serão a partir do dia 3, quando começam as finais. 

O Brasil chega para o Mundial com a expectativa alta para conquistar medalhas, mas também para garantir as vagas nos Jogos Olímpicos Paris 2024. 

O objetivo principal é conseguir a classificação já nos primeiros dias de competição, quando acontecerão as eliminatórias por equipes. A masculina abre o torneio, neste sábado, e a participação do Brasil na feminina será no dia 2, segunda-feira. 

Seleção masculina no Mundial. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Os oito países mais bem colocados em cada gênero (que ainda não estiverem classificados para os Jogos Olímpicos) garantem as vagas para Paris, com cinco atletas em cada.

Para os que não conseguirem, ainda haverá classificação nas provas do individual geral e em cada aparelho. 

Mas, além do pensamento nos Jogos Olímpicos, o Brasil também vai em busca de medalhas na Antuérpia. O bom desempenho em competições recentes corroboram essa expectativa. 

A seleção masculina será formada por Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Yuri Guimarães e Patrick Sampaio. Arthur Zanetti, campeão mundial nas argolas em 2013, justamente na Antuérpia, ficou sem treinar nos últimos dias por conta de forte gripe e será reserva.

Já entre as mulheres a expectativa é enorme pela classificação da equipe para Paris 2024 após a ausência em Tóquio 2020. A equipe será formada por Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Lorrane Santos, Julia Soares, Carolyne Pedro e Rebeca Andrade, campeã mundial no individual geral e no salto em Liverpool, no ano passado. Uma delas será reserva no torneio.

"Fizemos a aclimatação aqui na Europa, começamos a traçar os cenários possíveis. Mas nunca perdendo o foco que no dia 2 a gente precisa se classificar para os Jogos Olímpicos. Temos alguns números na cabeça, que já atingimos em avaliações, que também podem nos colocar em uma disputa por medalha. Ginástica é muito complicado de traçar o futuro. Tudo pode acontecer. Mas contamos com a classificação olímpica, aí depois vamos ver a condição de cada uma para distribuir nos aparelhos para lutar pela medalha", analisou Francisco Porath, o Chico, treinador da seleção.

Confira abaixo a programação da competição (nos dias em que o Brasil compete ou pode competir de avançar às finais) e das transmissões do Canal Olímpico do Brasil:

30/9 - 5h - Classificatória masculina

2/10 - 8h - Classificatória feminina

3/10 - 14h30 - Final por equipes masculina (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

4/10 - 14h30 - Final por equipes feminina (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

5/10 - 14h30 - Final individual geral masculina (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

6/10 - 14h30 - Final individual geral feminina (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

7/10 - 9h - Final por aparelhos (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

8/10 - 9h - Final por aparelhos (Transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS