Logo
Time Brasil

Brasil domina e avança com três duplas às semifinais femininas no Major de Viena do Circuito Mundial

Ágatha/Duda, Carol/Maria Elisa e Talita/Taiana já garantem o país na decisão. No masculino, Alison e Álvaro Filho vão às quartas de final

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de ago, 2019 às 16:00 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O Brasil já tem vaga garantida na final do Major Series de Viena (Áustria), etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Três duplas do país avançaram às semifinais do naipe feminino nesta sexta-feira (02.08), vencendo os jogos das oitavas e quartas de final. Carol/Maria Elisa (RJ) e Talita/Taiana (AL/CE) se enfrentam em uma das semis. Na outra, Ágatha/Duda (PR/SE) encara as canadenses Sarah Pavan e Melissa. No masculino, Alison e Álvaro Filho (ES/PB) avançaram às quartas de final, depois de superarem os catarianos Cherif Samba e Ahmed Tijan por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 37 minutos.

As partidas das semifinais femininas acontecem neste sábado (02.08), a partir das 6h30 (de Brasília). No duelo caseiro, Talita e Taiana levam vantagem sobre Carol Solberg/Maria Elisa no retrospecto, contando etapas do Circuito Mundial e do Brasileiro. São quatro vitórias e duas derrotas. Já no confronto entre Ágatha/Duda e as canadenses, atuais campeãs mundiais, vantagem das brasileiras, que anteriormente venceram cinco jogos e perderam três.

Talita e Taiana alcançaram em Viena, em um dos principais torneios de 2019, a primeira semifinal da dupla nesta temporada. A parceria celebrou o avanço após eliminar nas oitavas de final as chinesas Fan Wang e Xinyi Xia por 2 sets a 1 (19/21, 21/16, 15/11), e nas quartas de final as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0 (21/16, 21/16).

“Estávamos buscando jogar com mais coesão há alguns torneios. Tivemos algumas derrotas para bons times em pequenos detalhes, e trabalhamos para que esse detalhe fosse favorável a nós. Acho que isso está refletindo no campeonato, desde o primeiro jogo, quando pisamos pela primeira vez na arena. Conversamos sobre esse cuidado com os detalhes”, disse Taiana.

A semifinal será entre times que se conhecem muito bem. Talita foi parceira de Maria Elisa durante muitos anos, inclusive nos Jogos Olímpicos de Londres. Carol Solberg e Taiana foram parceiras na base e se enfrentam há mais de uma década. Conhecimento que fez Maria Elisa analisar o duelo e comemorar o bom momento do vôlei brasileiro.

“Estamos sacando muito bem, uma ajudando muito a outra, se apoiando. Ter dois times do Brasil na semifinal será muito gratificante para nosso país. Os outros países também estão investindo, não falta trabalho e comprometimento para nós, então é motivo de muito orgulho”, disse Maria.

Carol e Maria Elisa venceram nas oitavas de final as holandesas Stubbe/Van Iersel por 2 sets a 1 (21/16, 19/21, 15/9). Horas mais tarde, pelas quartas de final, triunfo sobre as norte-americanas Larsen/Stockman, novamente no tie-break, com parciais de 21/19, 12/21, 15/11. O time comandado pelo técnico Luciano Kioday chega pela quarta vez às semis na temporada.

Fechando a lista de duplas brasileiras nas semifinais, Ágatha e Duda tiveram um duro confronto nas oitavas de final, contra as compatriotas Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que lideram a corrida olímpica brasileira. Vitória por 2 sets a 0 (21/19, 21/19). Horas depois, nas quartas de final, triunfo por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 15/9) sobre a campeã olímpica Laura Ludwig e sua parceira Meg Kozuch, da Alemanha. Ágatha comentou a vitória. Agora, enfrentam as canadenses na semifinal.

“É um time muito difícil, nós nos enfrentamos muitas vezes nos dois últimos anos. Elas estão em um ritmo muito bom. Temos que estudar bastante os jogos delas, descansar e se preparar bem. Será um grande jogo, vamos fazer nosso melhor, dar nosso 100% dentro de quadra. Isso é o que importa”, disse Duda.

Alison e Álvaro Filho voltam à quadra neste sábado (03.08), quando encaram os russos Krasilnikov/Stoyanovskiy pelas quartas de final, às 5h15 (de Brasília). Os dois times se enfrentaram quatro vezes na temporada, com duas vitórias para cada lado. A dupla russa é a atual vencedora do Campeonato Mundial, realizado em agosto deste ano, na Alemanha.

“Os russos são os atuais campeões mundiais, ambos com saque pesado, regulares no saque. Estamos trabalhando um passo por vez, um jogo por jogo. Sabemos das dificuldades, estamos fora de casa desde o Campeonato Mundial, no final de julho, então agora vamos pensar somente nos russos, nos prepararmos bem para este duelo”, destacou.

As duplas brasileiras André/George (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) acabaram superados nas oitavas de final.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS