Logo
Time Brasil

Após Missão Europa, Danilo Fagundes fica em nono no Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno

Brasileiro atualmente é o melhor colocado do país no ranking internacional e está de olho em uma vaga para Tóquio

Por Comitê Olímpico do Brasil

8 de dez, 2020 às 07:55 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

O brasileiro Danilo Fagundes, de 32 anos, ficou no Top 10 do Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, realizado neste fim de semana. O carioca somou 1.340 pontos e foi o nono colocado dentre os 27 pentatletas que participaram do torneio. O atleta foi o único estrangeiro na competição, que foi realizada em Roma. No início de novembro, ele passou duas semanas em Portugal na Missão Europa, parceria do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). 

As disputas de sexta, sábado e domingo aconteceram nas arenas do centro olímpico italiano, o Acqua Acetosa. O primeiro dia do torneio foi dedicado apenas às mulheres, com 15 pentatletas. No sábado, os homens encararam apenas a esgrima e no domingo as outras quatro modalidades.

Na luta com a espada, Danilo teve 12 vitórias e 17 derrotas, garantindo 202 pontos. Na natação, ele terminou os 200 metros estilo livre em 2min11s85, que foram convertidos em 287 pontos. Nos saltos com o cavalo do hipismo, o carioca perdeu apenas nove pontos, garantindo 291. Já no laser-run, terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 12min20s53, transformados em 560 pontos.

O grande campeão do torneio foi Nicola Benedetti, 34, que somou 1.405 pontos. A prata ficou com Giorgio Malan, 20, que chegou aos 1.377 pontos, e o bronze com Emanuele Tromboni, 19, (1.373).

No feminino, o ouro foi para a experiente Alice Sotero, 29, que conquistou 1.359 pontos. O segundo lugar foi para Alessandra Frezza, 25, com 1.293 pontos, e o terceiro para Beatrice Mercuri, 20, com 1.272. 

De olho em Tóquio

Atual líder do ranking nacional e heptacampeão Brasileiro, Danilo vai continuar na Itália até o início de janeiro para continuar se aperfeiçoando na modalidade. No país europeu, o brasileiro está treinando com a equipe local de Pentatlo Moderno. É a segunda vez em menos de um ano que ele passa uma temporada por lá. A última foi de fevereiro a julho deste ano.

O carioca compete de olho em uma das vagas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atualmente, ele é o melhor brasileiro no ranking que está sendo formado para definir os últimos classificados da modalidade nas Olimpíadas do Japão.

Das quatro possíveis vagas que o Pentatlo Moderno brasileiro pode conquistar para Tóquio, o país garantiu uma, com a também carioca Ieda Guimarães, 20. A jovem pentatleta carimbou seu passaporte para as Olimpíadas do Japão ao ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Fonte: Divulgação/CBPM


ÚLTIMAS NOTÍCIAS