Logo
Time Brasil

Leoas da ginástica rítmica conquistam o coração dos brasileiros e fazem história ao som de “Evidências”

Seleção brasileira mantém boa fase após garantir três medalhas de ouro em participação na etapa de Portimão, em Portugal

Por Comitê Olímpico do Brasil

22 de mai, 2025 às 17:17 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Seleção Brasileira de Conjunto garantiu três medalhas de ouro na etapa de Portimão. Créditos: CBG

A seleção brasileira de ginástica rítmica seguem brilhando e levando o Brasil ao topo em competições pelo mundo. A popularidade das atletas vem conquistando cada dia mais os fãs brasileiros, que após o resultado histórico na etapa de Portimão (Portugal) da World Challenge Cup, no último fim de semana, esgotaram o primeiro lote de ingressos para o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro. A equipe conquistou o primeiro ouro no geral (all-around) em uma competição intercontinental e ainda garantiu o lugar mais alto do pódio na final da série mista e na final da série simples.

 

Ana Luiza Franceschi, Barbara Galvão, Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Vitória Gonçalves e Nicole Pircio formam a equipe comandada pela técnica Camila Ferezin. Juntas, elas conquistaram o inédito primeiro lugar no conjunto geral, única prova olímpica da etapa, além dos títulos nas cinco fitas e na série mista - com três bolas e dois arcos. As seis meninas de diferentes partes do Brasil misturam sintonia e experiência para alcançar novos feitos na modalidade. 

 

Duda e Nicole competiram nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e são consideradas as “capitãs” da equipe. E junto delas estão Barbara e Mari, que também fizeram parte do ciclo de Paris e foram reservas nos Jogos, além de Ana Luiza e Maria Paula, que representam a renovação do grupo. “É muito bom dividir a quadra com as meninas mais novas. Buscamos passar toda nossa experiência e vivência no esporte, e ajudar para que elas consigam entrar tranquilas e corajosas dentro de quadra… e assim todas estarem na mesma sintonia”, disse Nicole. 

 

2332.jpeg
Seleção Brasileira de Conjunto garantiu três medalhas de ouro na etapa de Portimão. Créditos: CBG

 

Fiel companheira e responsável pelos treinamentos das leoas, a técnica Camila Ferezin avaliou o nível da competição e o trabalho realizado com a equipe durante essa etapa. “A etapa de Copa do Mundo de Portugal contou com grandes equipes do cenário mundial, porém várias das principais adversárias não estavam presentes. Apesar disso, o fator que nós miramos são as notas alcançadas, já que todos os principais adversários já competiram nas etapas anteriores. E levando em conta as notas, o Brasil alcançou a maior nota do conjunto de 5 fitas e a segunda maior nota do conjunto misto”, disse a treinadora.

 

Embaladas ao som de “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, as brasileiras vêm conquistando ainda mais espaço no cenário da ginástica internacional. Segundo elas, a canção já não sai mais de suas playlists. Após o sucesso e resultados emocionantes com DNA brasileiro, elas foram notadas pela dupla de cantores sertanejos. “É um baita orgulho ter uma música como trilha sonora de um momento tão especial assim do nosso esporte. Vocês estão de parabéns! Começamos muito bem e seremos muito melhores no futuro”, disse Chitãozinho.

 

Na série simples, de cinco fitas, o Brasil recebeu a nota 26.700, a maior do ano até agora. Em seguida, na série mista (três bolas e dois arcos), as leoas somaram 27.500 pontos, indo além da já notável apresentação das classificatórias (26.150). “Sabíamos que a Espanha era uma adversário forte que foi campeã na última copa do mundo, a França e a maioria dos outros países já tinham competido esse ano também… Mas trabalhamos duro e bem focadas, e queríamos mostrar nossa série e buscar nossa melhor nota”, avalia Nicole.

 

“Fazendo a soma das notas alcançadas ninguém somou mais pontos do que nós. Então, esse é o fator que analisamos, já que todas as competições são organizadas com os mesmos parâmetros, que são fixados pela Federação Internacional de Ginástica”, afirma Camila Ferezin.

 

O sucesso das leoas, como são conhecidas, emocionou os brasileiros e, inclusive, nomes relevantes na sociedade como o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a cantora Daniela Mercury, que fizeram publicações parabenizando a equipe e declararam o orgulho que sentiram ao ver a conquista delas. “É uma honra receber todo esse reconhecimento e também a certeza de que estamos no caminho certo, buscamos colocar o nome do Brasil cada vez mais no topo e seguir representando todos os brasileiros da melhor forma!”, disse Nicole. 

 

Em agosto, as leoas vão “jogar em casa” no Campeonato Mundial de ginástica rítmica. A 41ª edição do evento será realizada na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Os 12.500 ingressos colocados à venda no primeiro lote já esgotaram. A competição chega à América do Sul pela primeira vez, e será realizada entre 20 e 24 de agosto deste ano. Para mais informações de ingresso, consulte o site www.ingresse.com

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS