Victoria Strassburger leva os Jogos da Juventude para primeiras experiências internacionais no tênis de mesa
Jovem mesatenista está no processo de evolução da carreira e se prepara para disputar uma vaga na seleção brasileira de base 2023
Imagine você sair direto dos Jogos da Juventude para integrar a seleção brasileira adulta na principal missão do ciclo olímpico? Esse processo aconteceu com a gaúcha Victoria Strassburger em 2022, ano que a colocou de vez no cenário competitivo do tênis de mesa feminino brasileiro. A jovem garota, sensação na disputa dos Jogos da Juventude de Aracaju, teve a oportunidade de disputar os Jogos Sul-americanos de Assunção, no Paraguai, e ainda voltou com uma medalha de bronze por equipes. Feito que pavimentou e vem dando motivação ao constante crescimento dela na modalidade.
Victoria conheceu o tênis de mesa aos 11 anos de idade. Mas hoje, aos 17, ela provou que a evolução no esporte veio à base de muita dedicação. Medalha de ouro no individual e prata por equipes nos Jogos da Juventude Aracaju 2022, sua última participação na competição, a menina é a atual número 1 do ranking nacional (atualizado em março) e começou a adquirir experiência internacional para se tornar definitivamente uma mesatenista profissional.
“Comecei no tênis de mesa tarde comparada a outras jogadoras e venho trabalhando para esse crescimento. Quando eu comecei a ter resultados mais expressivos fui me dedicando ainda mais e essa transição do esporte escolar para o alto rendimento está sendo um processo bem natural. Vou seguindo o meu ritmo e o meu fluxo”, contou Victoria, que tem o total apoio do técnico dela e das seleções de base do Brasil, Jorge Fanck.
“A Victoria só tem seis anos de experiência no tênis de mesa e isso é pouco comparado a outras atletas que começaram a jogar nas seleções de base desde o sub-11. Ela basicamente só treinou no Rio Grande do Sul e agora, aos poucos, é que estamos visualizando experiências internacionais para ela, algo fundamental. Então, é muito significativa essa evolução dela, pois treinando apenas no estado ela conseguiu disputar competições pela seleção de base e seleção principal, o que a coloca entre as principais atletas do Brasil para futuras convocações”, analisou Fanck.