Carregando...
COB

Retrospectiva 2023: Marketing do COB realiza campanhas inéditas e promove eventos para engajar os fãs do esporte

COB Expo, Casa Brasil, novos patrocinadores e ativações marcaram as iniciativas da entidade no ano pré-olímpico

Retrospectiva 2023: Marketing do COB realiza campanhas inéditas e promove eventos para engajar os fãs do esporte
Foto: Miriam Jeske/COB

Os resultados esportivos do Brasil no ano que antecede os Jogos Olímpicos tiveram grande êxito. Por trás de todo esse sucesso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da área de Marketing da entidade, trabalhou para promover iniciativas com o intuito de fortalecer a imagem do Movimento Olímpico nacional e contribuir no desempenho do atleta.

O pontapé dessas ações foi a campanha inédita “Manda Brasa, Brasil”, que tem como objetivo aproximar e engajar todos os stakeholders, principalmente os fãs do esporte, na caminhada rumo a Paris 2024. A iniciativa contemplou ainda um planejamento multiplataformas 360º e a criação de uma nova identidade visual para o COB, mais moderna e atualizada para se conectar com o público jovem.

A COB Expo foi mais uma ação que entrou para história. O evento, realizado na cidade de São Paulo no mês de setembro, foi a primeira edição a receber, em um mesmo espaço, todas as modalidades olímpicas e pan-americanas, com ativações, exposições, palestras, clínicas e painéis. Cerca de 50 mil pessoas circularam pelo Espaço Pró-Magno, entre elas milhares de crianças e jovens que também tiveram a oportunidade de verem alguns dos ídolos do esporte de perto. Foram mais de 300 horas de painéis e 490 horas de conteúdo educativo, assim como 120 expositores de diversos setores do mercado esportivo e 200 palestrantes.



Além da COB Expo, que possibilitou diversas oportunidades de negócios, a Casa Brasil em Santiago movimentou a capital chilena durante os Jogos Pan-americanos. Com capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, o local contou com uma extensa programação, reunindo cultura, gastronomia, turismo, esporte e entretenimento, que ajudaram a divulgar a imagem do país, promover a marca do COB e também de seus patrocinadores.

“Todas essas ações são sempre muito importantes para o fortalecimento da imagem do COB, além do esporte olímpico brasileiro. Tivemos eventos inéditos, realizamos campanhas que engajaram o torcedor e finalizamos o ano de forma extremamente positiva, o que reforça o trabalho comprometido e em sinergia que é desenvolvido por diversas áreas”, disse Paulo Wanderley, Presidente do COB. 

Novos patrocinadores e parcerias

O Comitê Olímpico do Brasil termina o ano com 19 patrocinadores: um dos números mais altos da história. Desse total, 13 grandes nomes do mercado firmaram parceria com a entidade em cerca de um ano. A lista conta com Águia Branca, Ajinomoto, Aliança Francesa, Estácio, Grupo Águia, Havaianas, Kraft Heinz, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, NSports, Peak, Riachuelo, SmartFit, Subway, Vivo, Voke e XP.

As parcerias também seguem nas transmissões. A CazéTV, integrante do programa de padrinhos e madrinhas do Time Brasil, que também conta com o cantor Wesley Safadão, o surfista Pedro Scooby e a atriz Larissa Manoela, produziu conteúdos exclusivos com os atletas nos Jogos Pan-americanos em Santiago e seguirá com a mesma proposta em Paris 2024. Já a Play9, em parceria com o COB e o YouTube, montou um time de influenciadores como o Podpah, Matheus Costa, Valen Bandeira e diversos outros para a cobertura dos Jogos Olímpicos do próximo ano. O projeto "Paris é brasa!" vai mostrar os bastidores e curiosidades sobre a participação do Time Brasil ao longo da competição e, para isso, contará com uma programação ao vivo promovida pelas marcas patrocinadoras na homepage do YouTube.

Outro destaque do ano foi o lançamento de uma linha de produtos oficiais do Time Brasil, à venda através do link https://bit.ly/ProdutosTimeBrasil. O COB e a Mormaii se uniram para oferecer ao praticante de esporte de todas as modalidades uma coleção exclusiva utilizada pelas atletas. Entre os itens estão os uniformes de vila, treinamento, viagem e de pódio da delegação, como jaquetas, moletons, camisetas, tops, shorts e calças.




 

Outras notícias + Lista completa