Carregando...
COB

Lenda do vôlei de praia, José Loiola ministra curso para treinadores brasileiros de alto rendimento da modalidade

Ação faz parte do 2º Módulo Presencial do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Excelência, realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do COB

Lenda do vôlei de praia, José Loiola ministra curso para treinadores brasileiros de alto rendimento da modalidade
Rafael Bello/COB

Os treinadores de equipes brasileiras de alto rendimento de vôlei de praia tiveram uma grande oportunidade de capacitação nesta última semana de novembro. O 2º Módulo Presencial do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – Excelência, que começou no dia 27 de novembro e vai até 02 de dezembro, conta com a presença de José Loiola, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e integrante do Hall da Fama do Voleibol desde 2017.

“Primeiramente me sinto muito honrado de receber esse convite do COB, por indicação da CBV. É muito importante estar repassando esse conhecimento da nossa carreira, agora também pelo lado pedagógico e em outros segmentos. Fiz meu curso superior, estou me especializando agora em Esporte e Negócios, Entretenimento e Hospitalidade, fiz vários cursos pelo Comitê Olímpico Americano. É um diferencial entender que é preciso estar sempre aprendendo. Acho que o pessoal está de parabéns e estão absorvendo muito bem o que estamos passando. A interação é que vai trazer a evolução de todos”, disse Loiola, atual treinador da seleção de vôlei de praia dos Estados Unidos e que conquistou, com atleta, o Campeonato Mundial de 1999, na França, mesmo ano em que foi campeão do Circuito Mundial ao lado de Emanuel Rêgo.



Entre os treinadores participantes do CEAR Excelência estão Ariel Vaz Uchoa (CE) e Ricardo Moacir Costa da Silva (RJ), que trabalham com a dupla Taiana e Hegê; Caio Bruno Lopes da Silva (PR), da dupla Arthur e Adrielson; Celso Silva Jantorno (ES), da dupla Saimon e Felipe Miranda; Fernando de Britto Mari (PR) e Lucas Motta Palermo (SP), do Praia Clube de Uberlândia, clube de Duda e Ana Patrícia; Francisco Antonio Rodrigues Castro (CE), da dupla Carol Horta e Luiza; Gislane Gomes Takahashi (RN), que orienta Tainara, e Wallace Luis Ferreira Ramos (RJ), que orienta a dupla Evandro e Arthur. Além deles, Ana Rita Muniz Divino e Francimackson Adriano Silva dos Santos, que trabalham na formação e desenvolvimento de atletas em Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, respectivamente, também participam do CEAR Excelência de vôlei de praia. A oportunidade de trocar experiências com um dos maiores nomes da história do esporte animou os técnicos.

“No meu processo de formação como treinador, ele também passou por isso e a gente acabou se conhecendo. Vejo nele além de um grande atleta, um profissional exemplar buscando conhecimento. Se ele com a toda a história dele no esporte, prioriza a qualificação, nós também temos que fazer. É uma inspiração. É importante ver as pessoas buscando conhecimento”, analisou Lucas Palermo.

“Não só o CEAR, mas todos os cursos específicos para a modalidade, são importantes. A CBV junto com o CONAT, o COB, são entidades que estão trabalhando para qualificar os treinadores e isso mostra a importância da modalidade. Qualificar os treinadores é o primeiro passo para seguirmos sendo uma potência na modalidade, formando grandes campeões”, completou.

“Para gente do voleibol é sempre bom estar estudando. É uma continuação da capacitação que temos com os cursos técnico do voleibol de praia organizados pela CBV. É uma soma. Temos profissionais qualificados dentro e fora da quadra. E ter o Loiola aqui nesse módulo é, de fato, trazer a excelência para prática. Uma pessoa que a gente antigamente torcia, admira e entende que é um ídolo. Escutar ele falando da história dele, da experiência é muito legal e soma bastante. Essa oportunidade com Loiola foi muito gratificante, passamos de fãs a colegas de classe. Muito legal ele estar aqui hoje passando tudo que ele vivenciou como atleta e hoje como treinador”, analisou Gislane Takahashi.