Carregando...
COB

Documentário do Comitê Olímpico do Brasil sobre Vanderlei Cordeiro de Lima terá première na COBExpo

Feira esportiva em São Paulo será palco da estreia de obra audiovisual inédita do Canal Olímpico do Brasil

Documentário do Comitê Olímpico do Brasil sobre Vanderlei Cordeiro de Lima terá première na COBExpo
Wander Roberto/ COB

Um marco histórico da vida e carreira de um herói brasileiro. Esse é o mote que traduz o documentário “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração”, obra audiovisual inédita do Canal Olímpico do Brasil que terá a sua première para convidados na próxima quinta-feira (28), às 17h, no plenário principal da COBExpo, a maior feira de esportes olímpicos do Brasil. O vídeo documentário, produzido pelo streaming do Comitê Olímpico do Brasil, faz sua estreia em grande estilo com a presença do próprio medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no evento. 

“Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração” é o primeiro de uma série de documentários que serão exibidos pelo Canal Olímpico do Brasil e traz um resgate da vida do único brasileiro a ser agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional. Dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, o vídeo documentário de uma hora e cinco minutos de duração transita por todas as fases da carreira de Vanderlei, desde o início nas provas de corrida de rua até o ápice da medalha olímpica.  


“Levar para uma produção audiovisual a história do Vanderlei Cordeiro de Lima é motivo de muito orgulho para o COB. Ele é um verdadeiro herói do esporte nacional e continua representando os valores olímpicos em todos os seus passos. Estamos contentes e honrados de poder recontar a história triunfante do Vanderlei”, ressaltou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley.  

 A vida e a carreira do ex-maratonista Vanderlei são retratadas em três fases na obra. Primeiro, as origens dele no interior do Paraná, nas cidades de Cruzeiro D’Oeste e Tapira; em seguida nas cidades de Atenas, Maratona e Olímpia, na Grécia, que traduzem a simbologia da conquista da medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Por fim, no Rio de Janeiro, cenário em que Vanderlei acendeu a pira olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016.  

 Outro ponto fundamental do documentário é a abordagem sobre o incidente que transformou a vida de Vanderlei Cordeiro de Lima durante os Jogos de Atenas: o ataque sofrido por ele durante a prova que o tirou da liderança da maratona. O reencontro de Vanderlei com a família do grego Polyvios Kossivas, morto no início deste ano e que o ajudou a se salvar naquela ocasião, é um ponto alto da produção audiovisual.  

 “Primeiramente, agradeço demais ao COB, pois me senti muito honrado em fazer parte desse documentário. Ele me trouxe a grande oportunidade de reviver momentos marcantes da minha vida, da minha trajetória. Mais ainda: pude visitar e revisitar lugares que jamais pensaria em estar ou voltar. Estou muito grato por tudo. Estou ansioso e numa expectativa muito grande para ver como ficou todo esse trabalho", ressaltou Vanderlei.  

 O documentário “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração” será disponibilizado posteriormente nos canais de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil. Além da exibição no site do Canal Olímpico do Brasil, a obra ficará disponível no YouTube do Time Brasil.  

 “É a primeira de muitas histórias importantes do esporte brasileiro que pretendemos trazer em forma de documentário ao Canal Olímpico do Brasil. Vanderlei Cordeiro de Lima é referência não só para o atletismo, mas para todos os esportes, por sua determinação e humildade. É um ídolo e estamos muito felizes por podermos mergulhar em sua história de vida e carreira”, pontuou Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB.   

 Após a exibição do documentário “Vanderlei Cordeiro de Lima Pernas, Cabeça e Coração”, haverá um painel de debate mediado pelo jornalista Guilherme Roseguini com a presença do próprio Vanderlei, o treinador Ricardo D’Ângelo e o jornalista Terni Castro.  

 

SINOPSE  

O Comitê Olímpico do Brasil desenvolve um vídeo documentário jornalístico sobre a vida e a carreira de Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas-2004 e ganhador da medalha Pierre de Coubertin. Dividido em três cenários, com filmagens no Paraná (estado onde Vanderlei nasceu e vive atualmente), Atenas – Grécia (local onde ele conquistou a medalha olímpica) e Rio de Janeiro (onde Vanderlei acendeu a pira olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016), o documentário rememora os passos que tornaram Vanderlei Cordeiro de Lima um ícone no cenário olímpico.  

 Título: “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração.”

 Duração: 1h05min

Exibição: Première no evento do Comitê Olímpico do Brasil COBExpo, no dia 28 de setembro de 2023, em São Paulo; divulgação no site do Canal Olímpico do Brasil e no YouTube do Time Brasil, ambos pertencentes ao Comitê Olímpico do Brasil.


Outras notícias + Lista completa