Logo
Time Brasil

Wrestling brasileiro disputa Pan-americano Júnior na Guatemala de olho em Paris 2024

Treze atletas nacionais lutam principal competição continental da faixa etária a partir das 14h desta quarta-feira (5/6) na Guatemala e sonham com Jogos Olímpicos da França

Por Comitê Olímpico do Brasil

5 de jun, 2019 às 08:52 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

O wrestling brasileiro disputa de quarta a sexta-feira (5/6 a 7/6) o Pan-americano Júnior 2019 na Cidade da Guatemala, capital guatemalteca. A participação na competição é uma ação da CBW em parceria com a área de desenvolvimento do COB. A equipe nacional conta com treze atletas, divididos nos três estilos olímpicos da modalidade, greco-romano, livre e wrestling feminino. O paraibano Fabio Rodrigues até 97kg e o alagoano Wanderson Lima até 87kg, ambos do estilo greco-romano, lutam nesta quarta-feira, dia inaugural do torneio. As eliminatórias acontecem às 14h e as finais às 21h, horário de Brasília.

“Ano passado conquistei a medalha de prata no Pan-americano Júnior 2018 de Fortaleza e ficou aquela sensação de que poderia ter levado o ouro. Espero vencer a competição este ano na Guatemala e tornar o início da caminhada para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.”, afirmou Fabio Rodrigues.

No wrestling feminino, que acontece na quinta-feira, lutam Evelyn Matos até 50kg e Beatriz Reis até 76kg, bronze e prata, respectivamente na edição passada. Além das remanescentes da equipe de 2018 outras cinco estreantes também vão buscar medalha na Guatemala: Ana França até 57kg, Meiriele Hora até 62kg; Thaissa Ribeiro até 65kg e Thamires Machado até 68kg.

“É uma alegria muito grande poder usar a malha do Brasil pela primeira vez e também representar o Distrito Federal. Espero fazer boas lutas e chegar ao pódio mesmo sendo o primeiro Pan-americano que vou lutar. Para os Jogos de Tóquio 2020 já temos atletas bem preparadas e com mais experiência. Acredito que para Paris 2024, se treinar muito, posso lutar pela vaga”, projetou Ana França.

O estilo livre encerra o pan-americano na sexta-feira com cinco estreantes. Edvanilson de Jesus até 61kg, Vinícius Joaquim até 70kg; Pedro Henrique Campos até 74kg; Giovanne Piazza até 82kg e Ailton Rocha até 86kg. A árbitra Gisele Sabrina e a técnica Lucimar Medeiros completam a delegação nacional.


Testes no Laboratório Olímpico do COB

Antes de seguir para Guatemala, parte da equipe nacional passou pelo Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil, situado no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. Os lutadores fizeram testes físicos e serão acompanhados pela entidade máxima do esporte olímpico no país. Além de prevenir futuras lesões e acompanhar o desenvolvimento dos lutadores, os testes também aumentaram a autoestima dos atletas.

“Achei incrível e posso dizer que me senti importante. É a primeira vez que faço esses testes tão detalhados. No futuro os resultados podem ser utilizados para dizer quanto evoluímos fisicamente e ajudar na preparação para competições e manutenção do peso” disse o carioca Pedro Henrique Campos.


Confira a programação do Pan-americano Júnior de Wrestling 2019

Estilo greco-romano – 5/6 - eliminatórias às 14h e finais às 21h

Wanderson Lima até 86kg

Fabio Rodrigues até 97kg


Wrestling feminino – 6/6 - eliminatórias às 14h e finais às 21h

Evelyn Matos até 50kg

Ana França até 57kg

Meiriele Hora até 62kg

Thaissa Ribeiro até 65kg

Thamires Machado até 68kg

Beatriz Reis até 76kg


Estilo livre – 7/6  - eliminatórias às 14h e finais às 21h

Edvanilson de Jesus até 61kg

Vinícius Joaquim até 70kg

Pedro Henrique Campos até 74kg

Giovanne Piazza até 82kg

Ailton Rocha até 86kg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS