Tenistas tentam se adaptar para ter calor como aliado nos Jogos
Brasileiros têm treinado nos períodos mais quentes para evitar surpresas

Enquanto muitos se incomodam e fogem do calor de Tóquio, os tenistas brasileiros estão escolhendo os períodos mais quentes do dia para treinar. A ideia é se acostumar às situações mais adversas e conseguir ter alguma vantagem caso os jogos sejam marcados para horários com altas temperaturas. Nesta terça-feira, enquanto trocavam bolas na quadra, a sensação térmica em Tóquio era de 38o C
As disputas de tênis começam no dia 24, no Ariake Tennis Park.
“Aqui está bem abafado. Na segunda treinamos às 11h, hoje vamos treinar ao meio-dia, pegar bem esses horários de pico do sol para adaptarmos nosso corpo e não sentirmos tanto o baque na hora do jogo. Estou acostumado, mas são condições difíceis, que eu particularmente gosto. Fisicamente me sinto bem, fazer essa preparação nesses horários é bom e sabemos que o adversário também vai sentir”, afirmou Thiago Monteiro, que jogará simples e duplas do lado de Marcelo Demoliner.
Os jogadores brasileiros mostraram alegria e alívio em finalmente estarem nos Jogos após um ano de adiamento.
“Representar o Brasil é gratificante. Ganhar uma medalha olímpica é importante para a carreira de qualquer atleta. As pessoas acham que para o tenista não é porque temos os Grand Slams, mas Jogos Olímpicos são Jogos Olímpicos”, afirmou Marcelo Melo, que disputa sua quinta edição do evento.
+ Seleção feminina de futebol abre Jogos para o Brasil
“Os Jogos do Rio supostamente seriam meus últimos, mas agora espero que nem esses sejam. Estou jogando em alto nível, com energia e foco, espero usufruir muito bem dessa edição e quem sabe ganhar a tão sonhada medalha”, afirmou Marcelo Melo, que fará dupla com Bruno Soares.
João Menezes, campeão dos Jogos Pan-americanos de Lima 2019 e primeiro tenista do Brasil a se classificar para Tóquio, prefere não fazer metas a longo prazo para sua participação nos Jogos.
“Vou falar o que falei no Pan em 2019. Não é legal vir com um objetivo muito grande para não cair do cavalo. Vou jogo a jogo, tentando fazer o que venho treinando. Conforme for progredindo na chave poderei sonhar mais alto”, disse.