Logo
Assunção 2022

'Solitário' em Assunção, Andrey Xavier sonha virar profissional no golfe para ir aos Jogos

Hoje amador, gaúcho é o único representante do esporte nesta edição dos Jogos Sul-americanos

Por Comitê Olímpico do Brasil

6 de out, 2022 às 15:09 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

Em uma delegação com 464 atletas, Andrey Xavier está sozinho na multidão. O golfista amador é o único representante do Brasil no esporte nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. Aos 21 anos, vive pela primeira vez a experiência de um evento multiesportivo e espera se integrar mais em participações futuras. 

Praticante desde os nove anos, Andrey é natural de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Foi convocado para a competição continental por sua posição no ranking mundial amador de golfe. Ocupava a 141ª posição na lista, sendo o quarto mais bem colocado da América Latina.

Antes de embarcar para o Paraguai, o golfista conheceu a delegação do taekwondo em São Paulo. Ali estavam dois de seus companheiros de quarto no hotel que serve como base para o Time Brasil e teve uma amostra do que é integrar uma delegação multiesportiva. 

Andrey Xavier em treinamento. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
“Está sendo muito bom. É minha primeira experiência assim, de Vila. Já participei de vários torneios de nível mundial, mas sempre só do golfe. Tem muitos atletas olímpicos aqui. Para mim é muito gratificante. Eu imaginava assim mesmo, todo mundo junto, jantando no mesmo lugar. Passo por vários atletas que eu só conhecia da televisão. Quero treinar bastante para quem sabe, lá na frente, quando virar profissional, participar até das Olimpíadas.”, disse Andrey, referindo-se à classificação para os Jogos, que leva em consideração o ranking dos profissionais.

No dia a dia, no entanto, Andrey fica a maior parte do tempo com o chefe de equipe Daniel Toledo. Os dois fazem as refeições juntos e passam horas no Asunción Golf Club, onde a competição está sendo disputada na competição paraguaia. 

Nesta quinta-feira, segundo dia do evento, Andrey aproveitou ainda outra companhia. Fez o percurso ao lado do profissional Arnaldo Fabrizio Zanotti. O paraguaio, que conhece muito bem as particularidades do campo, lidera a disputas após duas rodadas. Andrey está na 14ª posição no acumulado.

"Foi uma experiencia única. Ele tem muito currículo, é atleta olímpico, ganhou o Pan-americano... Troquei várias ideias sobre o campo, sobre a experiência dele. Me passou vários toques. Como sou novo e ele tem uma certa experiência, sempre tem alguma coisa para aprender nesse meio do golfe."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS