Seleção masculina de basquete 3x3 inicia treinamentos visando o Pré-Olímpico Mundial, na Índia
Competição está marcada para os dias 18 a 23 de março, em Nova Déli

A seleção brasileira masculina de basquete 3x3 iniciou na última quarta-feira, 22, a sua preparação para um momento histórico: a disputa do primeiro Pré-Olímpico de basquete 3x3, modalidade que faz a sua estreia no programa olímpico em Tóquio 2020. Os trabalhos acontecem na Escola de Educação Física do Exército, na EsEFEX, no Rio de Janeiro, até o domingo, 26.
Seis jogadores estão treinando em dois períodos sob o comando do técnico Douglas Lorite. Destes, quatro serão selecionados para a segunda etapa de treinos, entre 8 e 15 de março. O Pré-Olímpico acontece de 18 a 23 de março, em Nova Déli (Índia), distribuindo três vagas para os Jogos.
Técnico do Brasil, Douglas Lorite mostra confiança na seleção brasileira, apesar de saber a dificuldade do torneio.
"Essa preparação é bem importante para a gente, é a primeira vez de um Pré-Olímpico. Viemos de uma crescente nas categorias de base, queremos um resultado na categoria adulta. Estamos preparando essa geração para um ótimo resultado lá na frente, mas por que não conseguir um resultado nesses Jogos Olímpicos agora? Faremos um trabalho muito forte e queremos conquistar a vaga para Tóquio".
Eleito o melhor atleta do basquete 3x3 no Brasil em 2018, Jefferson Socas destaca a importância do momento para o esporte.
"É o sonho de todo mundo, é o auge da carreira de um atleta. Estamos dando nosso máximo, queremos essa classificação e contamos com a torcida de todos".
Foram chamados André Ferros, Jefferson Socas, Fabrício Veríssimo, Luiz Felipe de Paulo Silva, Matheus Parcial e Leandro Lima. No masculino, Sérvia, Rússia, China e Japão estão classificados automaticamente. E o Brasil entrou no Grupo A da seletiva, que tem 20 equipes, quando irá encarar Mongólia, Polônia, Turquia e Espanha na primeira fase. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Lituânia, Canadá, Croácia e Índia).
As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções se classificando para a fase seguinte, que já é mata-mata. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.
CONVOCADOS
Leandro Lima (Lausanne-SUI)
Jefferson Socas (Black Star Basquete)
Fabrício Veríssimo (Lendas 3x3 RJ)
Matheus Parcial (São Paulo DC)
André Ferros (São Paulo DC)
Luis Felipe de Paulo Silva (São Paulo DC)
Comissão técnica
Gerente - Francisco Oliveira
Treinador - Douglas Lorite
Assistente - Luca Carvalho
Preparador Físico - Thiago Sordi
Fisioterapeuta - Wagner Campos
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 23
9h - Treino EsEFEx
16h - Treino EsEFEx
Sexta-feira, 24
9h - Treino EsEFEx
16h - Treino EsEFEx
Sábado, 25
9h - Treino EsEFEx
16h - Treino EsEFEx
Domingo
9h - Treino EsEFEx
Fonte: CBB