Rua em homenagem a Sócrates é inaugurada na Vila Olímpica de Paris
Evento na cidade de Saint-Ouen, região metropolitana da capital francesa, reuniu representantes do Comitê Olímpico do Brasil e autoridades

Um dos maiores jogadores de futebol e ídolo da seleção brasileira foi homenageado neste sábado, 30, na cidade de Saint-Ouen, região metropolitana da capital francesa e base do Time Brasil durante os Jogos de Paris 2024. A Rua Dr. Sócrates foi inaugurada na Vila Olímpica que, após receber os atletas, irá se transformar em um bairro residencial.
A equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que está na França para os últimos ajustes nas suas instalações para os Jogos, participou do evento. O presidente do COB, Paulo Wanderley, abriu a cerimônia e parabenizou o prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, pela homenagem.
“Líder nato, o Dr. Sócrates é lembrado não apenas pelos passes de calcanhar e a elegância em campo, mas também pelo seu engajamento social. Agradeço ao prefeito Karim Bouamrane pelo reconhecimento ao Doutor. Tenha certeza de que essa homenagem alcançará todo o povo brasileiro e inspirará os atletas da nossa delegação”, disse Paulo Wanderley.
Apaixonado pelo futebol brasileiro e fã assumido do Dr. Sócrates, o prefeito Karim Bouamrane explicou o motivo da homenagem.
"Sócrates foi um exemplo inspirador em termos de fraternidade, igualdade e no combate universal pela equidade, além de levantar a bandeira da democracia. Um jogador que sempre tocou meu coração e transmitiu uma mensagem de amor, paz e irmandade. Sócrates defendeu com força a coragem e a dignidade. Para ele, o mundo e o futebol tinham que funcionar da mesma maneira”, afirmou Karim.
A homenagem ao ex-jogador, que foi tricampeão paulista pelo Corinthians e capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982, ressalta o legado dele tanto no esporte quanto em sua atuação política. Raí, ídolo do São Paulo e irmão de Sócrates, falou em nome dos familiares.
“Sócrates representa os valores do Brasil e do mundo que a gente quer e que são tão necessários nos dias de hoje, como a democracia, liberdade, a busca pela justiça e a paz. Hoje as ideias dele simbolizadas nessa rua estão muito além do nosso país e mais do que nunca precisamos da visão do Dr. Sócrates”, completou Raí.
O evento contou ainda com a presença do diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, dos diretores de Alto Rendimento, Ney Wilson, e de Comunicação, Paulo Conde; além da ministra dos Esportes e dos Jogos Olímpicos da França, Amélie Oudéa-Castéra, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.