Retrospectiva 2022: ídolos do esporte brasileiro brilham e são campeões mundiais em provas não olímpicas
Ana Marcela Cunha, Isaquias Queiroz e Nicholas Santos conquistaram o ouro em categorias que não fazem parte do programa de Paris 2024

O calendário esportivo conta com inúmeras competições. Algumas delas, como os Mundiais, têm provas em categorias que não fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos. O que não as torna menos importantes. E os atletas brasileiros brilharam nesse tipo de disputa em 2022.
O principal destaque foi Ana Marcela Cunha, que deu um show no Mundial de Esportes Aquáticos disputado em Budapeste, na Hungria. Ela conquistou as medalhas de ouro nas provas de 5km e 25km sem dar chances às adversárias. Nos 10km, prova olímpica, ficou com o bronze.
Quem também conquistou duas medalhas nesse tipo de disputa foi Nicholas Santos. Mesmo aos 42 anos, foi outro a sair de Budapeste com medalha, a prata nos 50m borboleta.
E ele resolveu fazer história mais uma vez antes do ano acabar. Na semana passada, Nicholas conquistou o ouro na mesma prova no Mundial em piscina curta, disputado em Melbourne, na Austrália.
+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! Telegram Web
+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial
Também foi das águas que veio outra medalha de ouro em provas que não estão nos Jogos Olímpicos. E com alguém que está mais do que acostumado a subir no pódio: Isaquias Queiroz. O maior nome da canoagem velocidade brasileira foi campeão mundial na categoria C1 500, no Canadá.
Além dos nomes consagrados, outros dois atletas também conquistaram medalhas importantes nesse tipo de prova em Mundiais em 2022. Edival Pontes, o Netinho, foi prata na categoria até 74 kg no taekwondo, enquanto Caroline Almeida (52kg) foi bronze no boxe.