Logo
Time Brasil

Penta do beach soccer e mais seis medalhas encerram campanha do Time Brasil em Santa Marta 2023

Skateboarding conquista duas dobradinhas em dia com ouro nas águas abertas e bronze no revezamento do triathlon

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de jul, 2023 às 14:18 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

Um título sobre os anfitriões e mais seis medalhas encerraram com louvor a campanha do Time Brasil nos Jogos Sul-americanos Santa Marta 2023. Nesta sexta-feira, último dia de competições na Colômbia, a seleção masculina de beach soccer conquistou o pentacampeonato do evento, enquanto a delegação do skateboarding street alcançou duas dobradinhas no masculino e no feminino. 

O dia teve ainda ouro de Cibelle Jungblut nos 5km das águas abertas, segunda medalha dela na competição, e bronze no revezamento misto do Triathlon. Com estes resultados, a jovem delegação do Brasil se despede da Colômbia com 25 pódios: foram 11 ouros, sete pratas e sete bronzes conquistados em todos os 10 esportes em que tivemos representantes.  

“Uma das grandes lições é a importância destes Jogos para as modalidades de praia, porque é onde os atletas têm a oportunidade de participar de Jogos multiesportivos internacionais, de se integrar com atletas de outras modalidades e torcer uns pelos outros. É a chance deles se identificarem como parte de algo maior, representando não só a sua Confederação ou seu esporte, mas também o Comitê Olímpico do Brasil e o país como um todo”, disse a Chefe de Missão Joyce Ardies.

Datinha marcou um dos gols da seleção na final do beach soccer. Foto: William Lucas/COB.
A última medalha do Brasil em Santa Marta foi conquistada pelo beach soccer. Invicta na fase de grupos, a seleção superou os donos da casa e a torcida para vencer por 6 a 2, com gols de Alisson (3), Datinha, Willian e Netinho. Foi o quinto título da seleção, campeã em todas as edições do evento realizadas até hoje.

“Esse título mostra o quanto o Brasil tem novos talentos surgindo. Consolida também o futebol de areia junto ao COB, mostra o futebol de areia como um possível esporte olímpico. Para mim, particularmente, estou muito feliz porque deve ser o meu último. Agradeço muito a Deus por esse momento, e agora vamos desfrutar deste título, que não foi fácil”, disse o goleiro Mão, presente nos cinco títulos do Brasil na competição.

O skateboarding também representou com Carla Karolina, Gabi Mazetto, Eduardo Neves e Gabryel Aguilar. Houve uma inversão das posições da fase classificatória, mas ficou tudo em casa: Gabi foi campeã do feminino, seguida de Carla, que completa 18 anos neste sábado. No masculino, ouro para Gabryel e prata para Eduardo Neves.

“Só tenho a agradecer ao COB e a CBSK por terem me convocado. Graças a Deus conseguir acertar as manobras, fazer a linha completa na primeira volta. Estou bem feliz com esse título. É mais um Sul-americano para a conta. Estou muito feliz de ter representado o Brasil e ter feito bonito. Valeu pela torcida!”, disse Gabi.

Gabi Mazetto fez grande volta na final para ser campeã do skateboarding street. Foto: William Lucas/COB.
No triathlon, o bronze do revezamento misto foi conquistado pelas braçadas, pedaladas e corridas de Vinicius Sant’Ana, Amanda Moro, Matheus Martinhaki e Giovanna Lacerda. O quarteto garantiu que todos os 10 esportes com atletas brasileiros inscritos em Santa Marta 2023 subissem ao menos uma vez no pódio.

Revezamento misto do Brasil foi bronze em Santa Marta. Foto: Sandra Kawasaki/COB.
Nas águas abertas, Cibelle Jungblut conquistou a segunda medalha dela na competição. Bronze nos 10km, a maratonista de 20 anos hoje fez uma prova de muita estratégia para superar adversárias argentinas e sagrar-se campeã dos 50km. 

“Nas modalidades olímpicas (skateboarding, triathlon e águas abertas), onde o foco agora está na preparação e na corrida olímpica para Paris 2024, viemos com atletas jovens e que buscavam experiencia nesses eventos internacionais multiesportivos. Eles puderam competir em alto nível e desenvolver a sua performance, ganhando experiencia e trazendo resultados promissores para os próximos ciclos”, disse Joyce Ardies.

Cibelle Jungblut foi campeã dos 5km nas águas abertas, dois dias depois do bronze nos 10km. Foto: Marina Ziehe/COB.

Todas as medalhas do Time Brasil em Santa Marta 

Ouro:
Israel Junior – Surf shortboard
André Baran/Vitória Marchezini – Beach Tennis – duplas mistas
Daniel Mola – Beach Tennis – simples masculino
Sophia Chow/Vitória Marchezini – Beach Tennis – duplas feminino
André Baran/Allan de Oliveira – Beach Tennis – duplas masculino
Beach handball feminino
Luiz Felipe Loureiro – Águas abertas 10km
Cibelle Junglubt – Águas abertas 5km
Gabi Mazetto – Skateboarding street
Gabryel Aguilar – Skateboarding street
Beach soccer masculino

Prata:
Felipe Neves – Esqui Aquático slalom
Mariana Nep – Esqui Aquático wakeboard
Lena Ribeiro – Surf Sup Race 
David Leão – Surf Sup Race 
Luiz Diniz – Surf Sup
Carla Karolina – Skateboard street
Eduardo Neves – Skateboard street

Bronze:
Sophia Chow – Beach Tennis – simples feminino
Gabriela Sztamfater – Surf Sup
Cibelle Jungblut – Águas abertas 10km
Vangelys Pereira/Herbert Berckenhagen – Remo Costal C2x
Bárbara Ferreira – Remo costal – individual feminino
Wrestling – Cláudio Matheus “Batata”
Revezamento misto - Triathlon


ÚLTIMAS NOTÍCIAS