Logo
Time Brasil

Luisa Stefani e Rafael Matos comemoram título histórico na Austrália: 'Sonho realizado'

Pela primeira vez uma dupla formada só por brasileiros conquistou um Grand Slam no tênis

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de jan, 2023 às 10:12 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Luisa Stefani e Rafael Matos fizeram história na noite desta quinta-feira. A dupla brasileira conquistou o Australian Open, tornando-se os primeiros tenistas a vencerem um Grand Slam formando uma parceria totalmente brasileira. O título veio após a vitória por 2 a 0 (7/6 e 6/2) sobre os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna.

Um fato curioso sobre a conquista histórica é que a dupla foi formada há cerca de um mês. Até a United Cup, no fim do ano passado, os dois não haviam jogado juntos. O que, dentro de quadra, não fez nenhuma diferença, já que se entrosaram rapidamente. 

+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! 
+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissõesao vivo e confira o conteúdo especial 

A campanha foi praticamente perfeita. Apesar de alguns sustos durante as partidas, a dupla brasileira perdeu apenas um set na competição inteira, na semifinal. 

Após a partida, os dois falaram sobre o feito histórico alcançado. Esse foi o 22º Grand Slam conquistado por atletas do país, porém o primeiro por uma dupla 100% brasileira. 

"Estou muito emocionada e orgulhosa de nós nessas duas semanas. Pude fazer uma dupla totalmente brasileira, não tinha como ser melhor. Foram duas semanas de sonhos. Eu jogo por momentos assim. Nada igual ao sentimento de conseguir o que estamos treinando. O processo é o que faz tudo valer a pena, eu amo competir e jogar. É um momento incrível, um sonho realizado", disse Luisa. 

"Um pouco difícil descrever os sentimentos, não sei se a ficha caiu totalmente, mas pode desfrutar desse título ao lado de uma brasileira é muito especial. Não é sempre que temos esse privilégio. Foi muito especial para nós", falou Rafael.


Os dois também contaram qual foi o diferencial da dupla para superar as adversidades e chegar ao título. 

"A união nos momentos difíceis fez a diferença. Um puxando o outro. Essa parceria sempre tentando ajudar o outro foi muito importante", explicou Rafael. 

"Nos mantivemos calmos e com energia muito boa, independentemente do placar. Tivemos dificuldades em alguns jogos, conseguimos lidar com as emoções e variações do jogo. A confiança um no outro, levantando o outro, com a torcida do lado de fora, foi fundamental", completou Luisa.

A tenista, inclusive, vive um momento especial na carreira. Depois de cerca de um ano parada por uma lesão grave no joelho, ela voltou recentemente e já conquistou cinco títulos, sendo o Australian Open o principal deles. 

"Passa um filme na cabeça de tudo que passei até aqui, principalmente nesses últimos meses de vida, foram coisas muito intensas, é difícil descrever. Sonho com um Grand Slam desde criança. Poder estar aqui, compartilhar com o Rafa, fazer história para o tênis brasileiro, não tem como descrever a sensação. Ainda estou um pouco em choque. Caiu a ficha do que fizemos, mas não do que isso representa, por todas as dificuldades que passei. É um momento muito especial", explicou ela. 

Luisa Stefani é atualmente a 34ª colocada no ranking feminino de duplas, enquanto Rafael Matos ocupa a 29ª posição no masculino. O torneio de duplas mistas não conta pontuação para as listas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS