Logo
Comissão de Atletas

Fórum da CACOB promove diálogo sobre papel das comissões de atletas, impacto social e políticas públicas no esporte

Primeiro dia reuniu 61 representantes de comissões de atletas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, neste sábado, 17

Por Comitê Olímpico do Brasil

17 de mai, 2025 às 19:12 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Fernanda Nunes, presidente da CACOB, no VI Fórum da Comissão de Atletas. Créditos: Alexandre Loureiro/ COB

O VI Fórum da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) teve início neste sábado, 17, reunindo representantes membros da CACOB e das comissões de atletas de diversas Confederações Olímpicas. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, e teve como tema os “Fundamentos das Comissões de Atletas”, trazendo palestras e mesas redondas ao longo do dia. 

 

Fernanda Nunes, presidente da CACOB, e o vice-presidente, Rafael Silva Baby, deram as boas-vindas a todos antes do discurso de abertura de Yane Marques, vice-presidente do COB, medalhista olímpica e ex-presidente da CACOB. 

 

“Eu me sinto parte ainda da Comissão, muito orgulhosa dos passos para frente que a gente deu. Estou muito feliz com a liderança da nova Comissão, sigo acompanhando de perto, quero dar o meu melhor para que a gente possa continuar nesse trabalho de amadurecimento, responsabilidade e compromisso. Agradeço todo mundo que saiu de casa para estar aqui se dedicando pelo seu esporte. Contem comigo sempre”, disse Yane. 
 

WhatsApp Image 2025-05-17 at 18.46.10 (1).jpeg
Yane Marques, vice-presidente do COB. Créditos: Alexandre Loureiro/ COB.

 

O encontro visa fortalecer a atuação das comissões de atletas das Confederações Olímpicas promovendo maior troca de experiências, acesso à informação e alinhamento com as diretrizes do esporte olímpico nacional.

 

Na agenda do primeiro dia, os membros da CACOB, Adriana Aparecida da Silva (atletismo), Luísa Baptista (triatlo), Beatriz Futuro (rugby), Fernanda Nunes (remo) e Rafael Silva Baby (judô) mostraram como está organizada a Comissão, como é o seu funcionamento, normas, processos e as melhorias já alcançadas na atual gestão. 

 

“Apresentar a CACOB faz parte do movimento de mostrar um modelo que a gente acredita e está avançando. No momento, acreditamos que a CACOB seja uma ação de atletas mais avançada do nosso país. Então, é uma forma também de dar uma referência para eles, mostrar também o nosso comprometimento”, disse Fernanda antes de destacar as melhorias já conquistadas junto à atual gestão do COB.

 

“Nesses 137 dias, já foram mais de 50 reuniões realizadas. Isso mostra o compromisso e dedicação que temos com esse trabalho, os avanços que vêm sendo conquistados. E, assim, chamamos eles para esse compromisso também. Queremos deixar esse trabalho como legado para os atletas”, concluiu a presidente.

 

WhatsApp Image 2025-05-17 at 18.46.10.jpeg
VI Fórum da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). Créditos: Alexandre Loureiro/ COB

 

Em seguida, Maria Clara Salgado, ex-atleta de vôlei de praia, apresentou o Prêmio Isabel Salgado, iniciativa que homenageia o legado de sua mãe, Isabel Salgado. O prêmio reconhece iniciativas de impacto social em diferentes regiões do país, reforçando o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social. A edição de 2026 contará com o apoio do COB e será ampliada para outras modalidades além do vôlei. 

 

Outro ponto alto da programação foi a palestra de Diogo Silva, ex-atleta olímpico de taekwondo e ex-integrante da CACOB, que hoje atua como Coordenador-Geral de Especialização e Aperfeiçoamento Esportivo, no Ministério do Esporte. Ele abordou os principais pontos que envolvem as Políticas Públicas para o Esporte em vigor no Brasil, indicando caminhos para que as comissões possam acessar e usufruir desses recursos.

 

“Nós precisamos conhecer os outros membros para poder ver a importância e o papel do COB. O Comitê Olímpico é um dos membros desse sistema esportivo, mas ele não é único. Trazer um pouco desse universo é importante para que eles comecem a ter a dimensão que é o esporte no Brasil e das qualificações que eles precisam ter para continuar dentro do movimento esportivo”, considera Diogo.

 

Para continuar a imersão em assuntos de grande importância para o movimento olímpico, Diogo Silva mediou a mesa sobre Lei Geral do Esporte com Fernanda Burle, advogada e ex-diretora de políticas públicas da U.S. Chamber of Commerce, em Washington (EUA), ao lado de Carlos Eduardo Ambiel, doutor e advogado com ampla experiência no mercado de esporte e entretenimento. 

 

Com a apresentação de questões teóricas e práticas, os palestrantes levantaram discussões relevantes sobre a aplicação da nova legislação, suas implicações para os atletas e como as comissões podem utilizá-la para ampliar sua atuação e garantir direitos. 

 

Por fim, o primeiro dia de Fórum foi encerrado com Fabiano Peçanha, atleta olímpico do atletismo e ex-presidente da CACOB, que realizou a dinâmica do Jogo das Comissões dos Atletas, com atividades lúdicas e práticas para integrar os membros presentes.  

 

O sexto Fórum da CACOB continua no domingo, 18, com mais uma jornada de palestras e debates sobre gestão esportiva, controle antidopagem e saúde mental no esporte. 

 

Três áreas estratégicas do COB farão apresentações:
- Diretoria de Esportes, com o consultor Jorge Bichara, explicando como suas ações podem contribuir com as comissões;
- Área de Planejamento e Gestão Esportiva, que vai detalhar iniciativas da área que impactam diretamente os atletas;
- Processo de Aprovação de Contas, apresentando como se dá a prestação de contas do ano fiscal anterior.

 

Temas sensíveis e prioritários estarão incluídos na programação, como o Programa Esporte Seguro, com foco na prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no ambiente esportivo, e a Educação Antidoping, com um guia prático sobre os principais desafios enfrentados pelos atletas. Encerrando o Fórum, a psicóloga do esporte Marisa Markunas trará dados e reflexões sobre a Saúde Mental do Atleta, com ênfase em estratégias de apoio para treinamentos e competições.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS